Da necessária adesão crítico-perspectivista de Nietzsche às ciências
v.36 n.76 jan./abr. 2022 • Educação e Filosofia
Autor: Robson Loureiro e Adolfo Miranda Oleare
Resumo:
Era Nietzsche um inimigo da ciência? A pergunta-problema deste artigo é justamente o título de uma conferência proferida pelo Dr. Helmut Heit (Kolleg Friedrich Nietzsche - Klassik Stiftung Weimar) no Seminário de Filosofia da Ciência do Instituto Federal do Espírito Santo, campus Linhares, em 9 de dezembro de 2014. Uma famosa versão do senso comum acadêmico apresenta Nietzsche como inimigo mortal das ciências. Sabe-se, contudo, que o filósofo manteve uma relação intensa, duradoura e necessária com o campo científico. A partir de fontes primárias e de posicionamentos adotados por pesquisadores especializados, no presente estudo conclui-se que Nietzsche foi concomitantemente um entusiasta do método científico – em função da possibilidade de naturalização e de historicização da produção de conhecimento – e um crítico da fundamentação dogmática das ciências de seu tempo. A caracterização de Nietzsche como pensador crítico-perspectivista (não relativista) está desenvolvida em um artigo inédito de nossa autoria.
Abstract:
Was Nietzsche an enemy of science? The problem question of this article is precisely the title of a lecture given by Dr. Helmut Heit (Kolleg Friedrich Nietzsche - Klassik Stiftung Weimar), presented at the Philosophy of Science Seminar of the Federal Institute of Espírito Santo, Linhares campus, on December 9, 2014. A famous version of academic common sense presents Nietzsche as the mortal enemy of science. It is known, however, that the philosopher maintained an intense, lasting and necessary relationship with the scientific field. From the use of primary sources and the positions adopted by specialized researchers, in the present study, it is concluded that Nietzsche was concomitantly an enthusiast of the scientific method - due to the possibility of naturalization and historicization of the production of knowledge – and a critic of the scientific method. dogmatic foundation of the sciences of his time. The characterization of Nietzsche as a critical-perspectivist (non-relativist) thinker is developed in an unpublished article of our authorship.
ISSN: 1982-596X
DOI: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v36n76a2022-65118
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/65118
Palavras-Chave: Nietzsche; Ciência; Nietzsche e as ciências.
Educação e Filosofia
A Revista Educação e Filosofia mantida pela Faculdade de Educação e pelo Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia e seus respectivos programas de pós-graduação tem como propósito o incentivo à investigação e ao debate acadêmico acerca da educação e da filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento especialmente dessas duas áreas. Está indexada em 11 repertórios nacionais e internacionais e atualmente está avaliada no Qualis da CAPES com estrato A2.