A invenção do tempo: diálogos no precipício do texto
v.36 n.78 set./dez. 2022 • Educação e Filosofia
Autor: Bernardo Gomes Barbosa Nogueira; Eunice Maria Nazarethe Nonato; Edmarcius Carvalho Novaes
Resumo:
A obra em questão, Favor fechar os olhos: em busca de um outro tempo, de Byung-Chul Han, nascido na Coreia e radicado na Alemanha, onde é professor de Filosofia e Estudos Culturais na Universidade de Berlim, se trata de uma reflexão filosófica acerca das questões que envolvem o paradigma digital contemporâneo atrelado à problemática do tempo, e, mais propriamente, acerca do ato natural de fechar os olhos ante a coação permanente pelo visual, pela vigilância.
O ensaio de Byung-Chul Han está dividido em cinco capítulos, os quais poderíamos nominar de cinco tempos: O tempo do silêncio, O tempo bom, O tempo da festa, O tempo do outro e Em um tempo inoportuno; à partida se pode observar os títulos como uma espécie de ideia reguladora, ou seja, como uma dimensão de alteridade, de algum modo, inspirada em um pensamento ético como o de Emmanuel Lévinas. Nesta resenha crítica, procuramos esboçar reflexões possíveis advindas desse trabalho.
ISSN: 1982-596X
DOI: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v36n78a2022-65341
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/65341
Palavras-Chave: Tempo, Byung-Chul Han, arte e educação
Educação e Filosofia
A Revista Educação e Filosofia mantida pela Faculdade de Educação e pelo Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia e seus respectivos programas de pós-graduação tem como propósito o incentivo à investigação e ao debate acadêmico acerca da educação e da filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento especialmente dessas duas áreas. Está indexada em 11 repertórios nacionais e internacionais e atualmente está avaliada no Qualis da CAPES com estrato A2.