Formação continuada docente: a perspectiva de caminhante e a (in)completude do ser
v.37 n.80 maio/ago. 2023 • Educação e Filosofia
Autor: Valderesa Moro; Hildegard Susana Jung
Resumo:
Este artigo objetiva investigar de que forma a proposta de educação continuada de uma escola de Educação Básica privada franciscana, localizada no Sul do Brasil, contribui na construção de si e da prática pedagógica de seus docentes. A metodologia é de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Para a coleta de dados utilizou-se a entrevista semiestruturada, com escolha intencional dos participantes (professores, coordenadoras pedagógicas e alunos). Optou-se pela análise textual, cujo processo de auto-organização deu-se a partir da desordem em direção a uma nova ordem, passando pela emergência do novo para, finalmente, auto organizar-se de forma intuitiva. Os resultados apontam possíveis caminhos para o projeto formativo e confirmam que a participação dos professores na educação continuada ofertada pela escola contribui para a mudança no ser pessoa, incentivando-os a empreenderem inovações na prática pedagógica. Além disso, produziram aprendizagens significativas sobre a sua prática pedagógica e concepções de educação continuada, seus entendimentos no processo de autoformação (subjetividade) de si como seres em devir. Evidenciou-se que o despertar para a necessidade da educação continuada como contribuição para a autoformação do ser pessoa profissional é algo inerente ao ser humano na busca pela sua inteireza.
Palavras-chave: Formação Continuada; Construção Pessoal e Profissional; Subjetividade
Abstract:
Continuing teacher education: The walker perspective and the (in)completeness of being
This article aims to investigate how the continuing education proposal of a Franciscan private Basic Education school, located in southern Brazil, contributes to the construction of itself and the pedagogical practice of its teachers. The methodology uses a qualitative approach, of the case study type. For data collection, a semi-structured interview was used, with the intentional choice of the participants (teachers, pedagogical coordinators and students). We opted for textual analysis, whose self-organization process started from disorder towards a new order, passing through the emergence of the new and, finally, self-organizing in an intuitive way. The results indicate possible paths for the training project and confirm that the participation of teachers in the continuing education offered by the school contributes to the change in being a person, encouraging them to undertake innovations in pedagogical practice. In addition, they produced significant learning about their pedagogical practice and conceptions of continuing education, their understandings in the process of self-training (subjectivity) of themselves as beings in becoming. It was evident that the awakening to the need for continuing education as a contribution to the self-training of being a professional person is something inherent to human beings in the search for their wholeness.
Keywords: Continuing Education; Personal and Profesional Construction; Subjectivity
ISSN: e-ISSN: 1982-596X
DOI: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v37n80a2017-66152
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/66152
Palavras-Chave: Formação Continuada; Construção Pessoal e Profissional; Subjetividade
Educação e Filosofia
A Revista Educação e Filosofia mantida pela Faculdade de Educação e pelo Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia e seus respectivos programas de pós-graduação tem como propósito o incentivo à investigação e ao debate acadêmico acerca da educação e da filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento especialmente dessas duas áreas. Está indexada em 11 repertórios nacionais e internacionais e atualmente está avaliada no Qualis da CAPES com estrato A2.