A questão da evidência e a fenomenologia Husserliana da razão

V. 38 Jan./Dez. 2024 • Educação e Filosofia

Autor: Marcelo Rosa Vieira

Resumo:

O presente artigo se destina a tratar do tema da evidência na fenomenologia de Husserl e busca mostrar como essa questão torna-se objeto de uma disciplina fenomenológica especial chamada “fenomenologia da razão”. O texto discute de início a tripla estratificação da lógica feita por Husserl: morfologia pura dos juízos, lógica da não-contradição e lógica da verdade, com o intuito de situar o lugar ocupado pela questão da evidência em sua relação com a lógica e com a concepção fenomenológica de verdade. As 8 seções que vão na sequência dessa discussão ocupam-se, respectivamente, com a dupla redução da evidência na lógica e no psicologismo; com a evidência como princípio; com o simbolismo da lógica; a análise da linguagem e a caracterização fenomenológica dos atos de consciência; a evidência e o ideal da adæquatio; a evidência como efetuação intencional do autodado; a hierarquização fenomenológica das evidências, e seus dois principais modos na adequação e na apoditicidade. Por fim, mostramos como a análise das evidências leva à fenomenologia da razão.

Abstract:

This article is intended to address the issue of evidence in Husserl's phenomenology and seeks to show how this issue becomes the subject of a specialized phenomenological discipline called “phenomenology of reason”. The text at first discusses the triple stratification of logic made by Husserl: pure morphology of judgments, logic of non-contradiction and logic of truth. It aims situating the place occupied by the question of evidence in its relation to logic and phenomenological conception of truth. The 8 sections that follow this discussion are concerned, respectively, with the double reduction of evidence in logic and psychologism; with evidence as a principle; with the symbolism of logic; the analysis of language and the phenomenological characterization of acts of conscience; the evidence and ideal of adæquatio; evidence as the intentional realization of self-data; the phenomenological hierarchization of evidence, and its two main modes in adequacy and apodicticity. Finally, we show how the analysis of the evidence leads to the phenomenology of reason.

ISSN: 1982-596X

DOI: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v38a2024-67798

Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/67798

Palavras-Chave: Evidência, Husserl, Fenomenologia, Razão

Educação e Filosofia

A Revista Educação e Filosofia mantida pela Faculdade de Educação e pelo Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia e seus respectivos programas de pós-graduação tem como propósito o incentivo à investigação e ao debate acadêmico acerca da educação e da filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento especialmente dessas duas áreas. Está indexada em 11 repertórios nacionais e internacionais e atualmente está avaliada no Qualis da CAPES com estrato A2.