Ensino de Filosofia e Formação de Opinião na Era Técnica

V. 38 Jan./Dez. 2024 • Educação e Filosofia

Autor: Edgar Lyra

Resumo:

Faço aqui um balanço das minhas pesquisas sobre ensino de filosofia. O envolvimento recua às minhas primeiras experiências docentes, quando se fez claro que o conhecimento da tradição filosófica não bastava. Mas apenas em 2009, quando assumi disciplinas de formação de professores na PUC-Rio, é que a pesquisa se formalizou. Eram outros os tempos: a filosofia e a sociologia tornavam-se obrigatórias no ensino médio e a comunidade filosófica brasileira intensificava sua atenção ao campo. Integrei em 2015 a equipe que elaborou as primeiras versões da BNCC. Muita coisa se transformou desde então. A referida obrigatoriedade foi revogada e ingressamos num período de incerteza política, ademais caracterizado por insignes modificações nos dispositivos de formação de opinião. Investi na retórica – clássica e digital – como elemento de formação docente. Cabia à filosofia evitar que nossos jovens se transformassem simultaneamente em “meros usuários de novas tecnologias” e “cidadãos de segunda classe”. Esse investimento rendeu o livro O Esquecimento de uma Arte: retórica, pedagogia e filosofia no século 21. Agora me volto para a construção de uma “filosofia da opinião”. Assim o exige o presente cenário de negacionismos e polarização política. Em uma frase, este texto resume uma história de busca de lugar curricular efetivamente formativo para a filosofia, sobretudo sintonizado com as presentes demandas.

Abstract:

I present here a balance of my research on philosophy teaching. The involvement goes back to my first teaching experiences when it became clear that knowledge of the philosophical tradition was not enough. But only in 2009, when I took over teacher training courses at PUC-Rio, the research has been formalized. Times were different: Philosophy and Sociology became mandatory in high school, and the Brazilian philosophical community intensified its attention to the field. In 2015 I joined the team that prepared the first versions of the BNCC. A lot has changed since then: Philosophy lost its fixed place in the curriculum, we entered a period of political uncertainty, and significant changes in opinion-forming processes came to light. I invested in rhetoric – classical and digital – as an element of teacher training. It was up to Philosophy to prevent our young people from becoming simultaneously “mere users of new technologies” and “second-class citizens.” This investment yielded the book The Oblivious of an Art: Rhetoric, Pedagogy, and Philosophy in the 21st Century. Now I focus on constructing a “philosophy of opinion,” as required by the present denialism and political polarization scenario. In short, this text summarizes the history of a search for an effectively formative curricular place for Philosophy, above all in tune with the present demands.

ISSN: 1982-596X

DOI: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v38a2024-68053

Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/68053

Palavras-Chave: Ensino de Filosofia, Opinião, Conhecimento, Retórica Digital

Educação e Filosofia

A Revista Educação e Filosofia mantida pela Faculdade de Educação e pelo Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia e seus respectivos programas de pós-graduação tem como propósito o incentivo à investigação e ao debate acadêmico acerca da educação e da filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento especialmente dessas duas áreas. Está indexada em 11 repertórios nacionais e internacionais e atualmente está avaliada no Qualis da CAPES com estrato A2.