O Núcleo de Estudos de Filosofias e Infâncias (NEFI): um percurso para pensarmos o campo do ensino de filosofia no Brasil

V. 38 Jan./Dez. 2024 • Educação e Filosofia

Autor: Walter Omar Kohan; Daniel Gaivota Contage; Carlineide Justina da Silva Almeida

Resumo:

O presente texto apresenta o Núcleo de Estudos de Filosofias e Infâncias com seus vinte anos de ensino, pesquisa e extensão dedicados ao ensino de filosofia e uma educação filosófica. O texto tematiza a especificidade e a história do grupo, colocando ênfase em algumas dimensões de sua atuação presente: a) Os colóquios internacionais de filosofia e educação; b) a NEFI edições; c) o Mestrado Profissional em educação filosófica com infâncias; d) os projetos de extensão; e) o periódico childhood & philosophy; f) as experiências de formação. Antes, um breve histórico é oferecido e, depois, uma reflexão sobre a dimensão metodológica do NEFI. Assim, o texto é oferecido como uma oportunidade para pensar o NEFI como um coletivo – possibilidade aberta e em permanente busca de sentidos relativos ao ensino de filosofia ou, para dizê-lo mais amplamente, a uma educação filosófica.

Abstract:

The present text presents the Center for the Study of Philosophy and Childhood (NEFI) with its twenty years of teaching, research and extension dedicated to the teaching of philosophy and a philosophical education. The text discusses the specificity and the history of the group, emphasizing some dimensions of its present action: a) the international colloquiums on philosophy and education; b) the NEFI editions; c) the Professional Master in philosophical education with childhoods; d) the extension projects; e) the journal childhood & philosophy; f) the educational (formation) experiences. First, a brief history is offered, and then a reflection on the methodological dimension of the NEFI. Thus, the text is presented as an opportunity to think of the NEFI as a collective – open possibility in permanent search for meaning concerning the teaching of philosophy or, to put it more broadly, a philosophical education.

ISSN: 1982-596X

DOI: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v38a2024-68059

Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/68059

Palavras-Chave: Núcleo de Estudos de Filosofias e Infâncias (NEFI), Infância, Escuta, Pergunta, Metodologia

Educação e Filosofia

A Revista Educação e Filosofia mantida pela Faculdade de Educação e pelo Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia e seus respectivos programas de pós-graduação tem como propósito o incentivo à investigação e ao debate acadêmico acerca da educação e da filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento especialmente dessas duas áreas. Está indexada em 11 repertórios nacionais e internacionais e atualmente está avaliada no Qualis da CAPES com estrato A2.