PROF-FILO: discrepâncias e perspectivas de um Mestrado Profissional em Filosofia

V. 38 Jan./Dez. 2024 • Educação e Filosofia

Autor: Antonio Edmilson Paschoal

Resumo:

O propósito deste artigo é apresentar alguns traços peculiares do Programa de Pós-Graduação em Filosofia em Rede Nacional, o PROF-FILO, com destaque para certas discrepâncias observadas no seu surgimento e para o modo como elas participam no estabelecimento dos contornos que ele adquire e do papel que assume em seus primeiros anos de existência. Conforme veremos, tais discrepâncias, que imprimem claros limites ao novo programa, possibilitam também a ele cumprir um papel peculiar para a consolidação da disciplina de Filosofia no Ensino Médio e, indiretamente, para a Área de Filosofia no país, oferecendo novos elementos para os debates sobre a identidade da Filosofia nas terras tupiniquins.

Abstract:

The purpose of this article is to present some peculiar traits of the Graduate Program in Philosophy in the National Network, the PROF-FILO, highlighting the discrepancies observed in its emergence and the way they relate to the format it takes on and the role it assumes in its early years of existence. As we will see, such discrepancies that set clear limits to the new program, also allow it to fulfill a peculiar role for the consolidation of the discipline of Philosophy in High School and, indirectly, for the area of Philosophy in the country, offering new elements for the debates. on the identity of Philosophy in Tupiniquin lands.

ISSN: 1982-596X

DOI: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v38a2024-68030

Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/68030

Palavras-Chave: PROF-FILO, Mestrado Profissional, Ensino de Filosofia, Formação de Professores

Educação e Filosofia

A Revista Educação e Filosofia mantida pela Faculdade de Educação e pelo Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia e seus respectivos programas de pós-graduação tem como propósito o incentivo à investigação e ao debate acadêmico acerca da educação e da filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento especialmente dessas duas áreas. Está indexada em 11 repertórios nacionais e internacionais e atualmente está avaliada no Qualis da CAPES com estrato A2.