Educação e Filosofia

A Revista Educação e Filosofia mantida pela Faculdade de Educação e pelo Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia e seus respectivos programas de pós-graduação tem como propósito o incentivo à investigação e ao debate acadêmico acerca da educação e da filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento especialmente dessas duas áreas. Está indexada em 11 repertórios nacionais e internacionais e atualmente está avaliada no Qualis da CAPES com estrato A2.

v.32 n.66 set./dez. 2018

Editorial v.32 n.66 set./dez. 2018

Fillipa Silveira

Editorial n.66

Entrevista com Francis Wolff: anos de formação, Brasil, Filosofia e cosmopolitismo ? em busca da nossa humanidade

Marcos César Seneda

Entrevista com Francis Wolff. Cosmopolitismo. Humanidade.

Círculo de Viena: fisicalismo e a utopia da ciência unificada

Ivan Ferreira da Cunha

Neurath. Carnap. Fisicalismo. Utopia. Educação.

O ensino de filosofia entre a "história da filosofia" e a "filosofia": uma questão não esgotada

Bruno Santos Alexandre

História da filosofia. Guéroult. Goldschimdt. Porchat. Ribeiro de Moura.

Eric Weil e o papel da educação humanística no contexto da cultura técnico-científica

Judikael Castelo Branco

Eric Weil. Educação. Instrução. Humanidades.

A escrita como atividade estética de professoras em formação continuada

Paloma Dias Silveira; Margarete Axt

Formação de professores. Autoria. Estética.

A filosofia mestiça de Michel Serres: relações entre o corpo, conhecimento e educação

Alexandre Vanzuita; Marynelma Camargo Garanhani

Michel Serres. Corpo. Conhecimento. Educação. Mestiçagem.

A Fita Branca e o caráter autoritário: contribuição da teoria crítica da sociedade

Ana Paula de Ávila Gomide

Teoria crítica. Indivíduo. Formação. Autoritarismo.

Formação Moral, Florescimento Humano e Público Educado. A Educação na Teoria Moral de MacIntyre

Marcos Rohling

Formação Moral. Florescimento Humano. Público Educado. Universidade. Educação.

A indústria cultural algorítmica na era da Internet das Coisas

Vânia Gomes Zuin; Antônio Álvaro Soares Zuin

Indústria cultural algorítmica; Internet das Coisas; Cultura digital; Teoria crítica; Semiformação.

Júlia ou a Nova Heloísa: entre a literatura e a filosofia

Chirley Domingues

Sensível e inteligível. Literatura. Filosofia.

Martin Buber e a educação

José Maurício de Carvalho

Educação. Crença. Aprendizagem. Humanismo. Projeto Pedagógico.

A modernidade da infância e a infância da modernidade em Walter Benjamin*

Eduardo Oliveira Sanches; Divino José da Silva

Infância. Cultura da criança. Modernidade. Protagonismo infantil. Walter Benjamin.

Para pensar o ensino de história e os passados sensíveis: contribuições do pensamento decolonial

Nilton Mullet Pereira; Elison Antonio Paim

Ensino de História. Decolonialidade. Ética.

O pensar compreensivo e o inflacionamento do pensar informativo na educação

Fábio César Junges; Antonio Escandiel de Souza; Adair Adams

Internet. Pesquisa. Estudante. Escola. Conto.

Reflexiones sobre el Método Paulo Freire. Más allá de un metodología, una praxis política

Miguel Ahumada Cristi; Xus Martín García

Método Paulo Freire. Liberación. Praxis pedagógico-política.

Schiller, Arendt e a fuga do reino das necessidades: estética, formação e política

Daiane Eccel

Arendt. Schiller. Filosofia. Estética. Educação.

A vida como sonho. Reler o Livro do desassossego à luz do ?sonho lúcido? e do ?yoga do sonho?

Paulo Borges

Sonho lúcido. Yoga do sonho. Ilusão. Fernando Pessoa. Budismo indo-tibetano.

Política Pública e Sofrimento: Possíveis Associações

Luiz Alberto Ribeiro Rodrigues

Sofrimento e Política. Política Educacional. Modernidade.