Educação e Filosofia

A Revista Educação e Filosofia mantida pela Faculdade de Educação e pelo Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia e seus respectivos programas de pós-graduação tem como propósito o incentivo à investigação e ao debate acadêmico acerca da educação e da filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento especialmente dessas duas áreas. Está indexada em 11 repertórios nacionais e internacionais e atualmente está avaliada no Qualis da CAPES com estrato A2.

v.33 n.67 jan./abr. 2019

Editorial v.33 n.67 jan./abr. 2019

Anselmo Tadeu Ferreira

Educação. Ciência. Política. Filosofia.

Apresentação Dossiê: Intelectuais entre a educação, a ciência e a política: abordagens múltiplas

Bruno Bontempi Júnior

Intelectuais. Educação. Ciência. Política. Abordagens múltiplas.

Contribuições de Jean-François Sirinelli à história dos intelectuais da educação

Claudia Alves

História dos intelectuais. Jean-François Sirinelli. História da Educação.

Usos da prosopografia para a história dos intelectuais da educação*

Bruno Bontempi Júnior

Prosopografia. Intelectuais. Pesquisa histórica.

Os Escolares e a instituição educativa: cânone e cultura escolar

Justino Pereira de Magalhães

História da educação. Cânone. Intelectuais. Educabilidade. Escolares.

Autores e modos de entrada no discurso: um exame a partir da psicologia do desenvolvimento.

Ana Laura Godinho de Lima

Análise do discurso. Formação de professores. Psicologia educacional. Estudos foucaultianos. Manuais de ensino.

Fernando de Azevedo: um sujeito do afeto

Raquel Discini de Campos; Norma Discini

Fernando de Azevedo. Ethos. Intelectual da educação. Afeto e efeito de sentido.

A crítica cristã ao prazer epicureu

Rogério Lopes Santos

Epicurismo. Cirenaismo. Padres Apologistas; Hedonismo.

Os desafios da compreensão: um ensaio sobre a hermenêutica da complexidade

Humberto Calloni; Filipi Vieira Amorim

Edgar Morin. Complexidade. Hermenêutica. Filosofia. Educação.

Educación de, por y para la Democracia: la relación medios-fines en la filosofía de John Dewey

Horacio Héctor Mercau

Investigación. Educación. Democracia. Medios-fines.

A educação filosófica por meio da narrativa: a experiência de pensar a democracia

Darcisio Natal Muraro; Claudiney José de Sousa

Democracia. Ensino de Filosofia. Comunidade de investigação. Narrativa.

O enfoque sistêmico dialético e a organização dos conteúdos da Química: reflexões didático-filosóficas

Isauro Beltrán Núñez; Sandro Damião Ribeiro da Silva

Enfoque sistêmico-dialético. Conteúdos. Química Geral.

A ensaística de Hannah Arendt em ?A crise na educação?

Luiz Marcos da Silva Filho

Crise. Educação. Modernidade. Tradição. Ensaio.

Mal-estar na filosofia nacional. Leitura estrutural: impasse e críticas

Amaro de Oliveira Fleck

Filosofia no Brasil. Método estrutural de análise de texto. Missão francesa. Universidade.

Um preâmbulo ao curso O poder psiquiátrico: o problema da antipsiquiatria em Foucault (ou a genealogia de uma a-historicidade)

Carlos Eduardo Ribeiro

Poder. Genealogia. Foucault. Antipsiquiatria.

O sentido do ato de educar em Edgar Morin

Celso José Martinazzo

Pensamento complexo. Reforma do pensamento. Sentido da educação.

Contra o utilitarismo na educação e na ciência

Vinícius Carvalho da Silva

Educação. Universidade. Utilitarismo.

Resenha do livro Política: Uma pequena introdução a um grande tema, de David Runciman

José Costa Júnior

Política. Educação. Filosofia.

Teoria da evolução e fé na criação - interpretações do mundo rivais ou respostas a perguntas diferentes?

Cesar Ribas Cezar