Educação e Filosofia

A Revista Educação e Filosofia mantida pela Faculdade de Educação e pelo Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia e seus respectivos programas de pós-graduação tem como propósito o incentivo à investigação e ao debate acadêmico acerca da educação e da filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento especialmente dessas duas áreas. Está indexada em 11 repertórios nacionais e internacionais e atualmente está avaliada no Qualis da CAPES com estrato A2.

v.33 n.69 set./dez. 2019

Editorial v.33 n.69 set./dez. 2019: Dias melhores demorarão, mas continuaremos na faina!

Marcos César Seneda

Capitalismo da cientometria. Anglicização. Dias melhores demorarão.

Apresentação - Dossiê Perspectivas da Filosofia Intercultural

Antonio Florentino Neto; Lucas Nascimento Machado

Filosofia intercultural.

Atomic Individual and Relational Individual: The Bases of the Formation of Subjectivity in the West and China

Antonio Florentino Neto

Tradição. Modernidade. Subjetividade. Ocidente. Oriente.

Temas aristotélicos en La determinación autoperceptiva de la Nada (1932), de Nishida Kitarô

Agustin Jacinto Zavala

Aristóteles. Nishida. Diálogo. Autopercepción. Conocimiento. Universal.

Ética e subjetividade no Budismo chinês contemporâneo

Joaquim Monteiro

Ética. Subjetividade. Escola Yogacãra do Budismo indiano. Novo Confucionismo.

The Chinese Model and Chinese Wisdom of Modernization 1

Li Xiaodong

Governança estatal. Modernização. Sabedoria chinesa. Situações chinesas.

Liberdade e eticidade: o diagnóstico crítico da modernidade política em Hegel

Marcos Lutz Müller

Liberdade. Modernidade política. Diferença entre sociedade e Estado. Eticidade. Pessoa. Consciência moral.

The paths and the ways: an insight into transdisciplinarity

Paul Gibbs

Heidegger. Confucionismo. Taoísmo. Transdisciplinaridade. Harmonia.

Razão (jñ?na) e Devoção (bhakti) no Advaita Ved?nta: Madhus?dana Sarasvat? (séc. XVI) e o Bhagavad G?t?

Dilip Loundo

Devoção. Bhakti. Madhus?dana Sarasvat?. Bhagavad G?t?. Ved?nta.

O campo de saber artístico nos currículos de formação de pedagogos e seu eco nas escolas

Ana Cristina Moraes Luis Távora Furtado Ribeiro

Campo de saber. Artes. Formação de pedagogos.

Diderot e a educação como projeto de Estado

Fabiana Tamizari

Iluminismo. Diderot. Educação.

A educação do negro na imprensa paulista do fim do século XIX (1880 - 1900) 1

Kadine Teixeira Lucas; Daniel Ferraz Chiozzini

História da Educação. Raízes da educação brasileira. Cultura afro-brasileira.

Educação e Filosofia: uma leitura a partir de Freud e Benjamin

Anita Helena Schlesener

Educação. Filosofia. Imagens oníricas. Ideologia.

Educação estética em ?Rua de mão única? (Walter Benjamim) e em ?A idade da terra? (Glauber Rocha)1

Carlos Betlinski; Dalva de Souza Lobo; Vanderlei Barbosa

Educação estética. Cinema. Literatura. Alegoria. Ensino.

Educar, Elaborar o passado, Desnazificar: Memória histórica e neonazifascismo no início do século XXI

Robson Loureiro

Elaboração do passado. Negação determinada. Memória histórica. Desnazificação. Neonazifascismo.

A formação inicial na construção de identidade(s) profissional(is) em educação física1

Alexandre Vanzuita Marynelma; Camargo Garanhani

Identidade profissional. Formação inicial. Pesquisa. Método.

Interdisciplinaridade, totalidade e a construção do conhecimento em artigos das áreas de Educação e Ensino

Gabriele de Sousa Lins Mutti

Interdisciplinaridade; Totalidade; Construção do Conhecimento; Materialismo dialético; Análise de conteúdo.

A proposta pedagógica de António Ribeiro Sanches: a educação pública da Mocidade Portuguesa Cláudia Duarte

Cláudia Duarte

António Ribeiro Sanches. Educação pública. Aristocracia. Jean-Jacques Rousseau. John Locke.

Como Nasce o Novo - Marcos Severino Nobre, São Paulo, Editora Todavia, 2018.

Hélio Ázara de Oliveira

Hegel. Fenomenologia. Marcos Nobre.

O desencanto das utopias: rupturas entre política e poder

Aloirmar José da Silva

Utopia. Retrotopia. Política. Sociedade.