Educação e Filosofia

A Revista Educação e Filosofia mantida pela Faculdade de Educação e pelo Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia e seus respectivos programas de pós-graduação tem como propósito o incentivo à investigação e ao debate acadêmico acerca da educação e da filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento especialmente dessas duas áreas. Está indexada em 11 repertórios nacionais e internacionais e atualmente está avaliada no Qualis da CAPES com estrato A2.

v.34 n.70 jan./abr. 2020

Editorial v.34 n.70 jan./abr. 2020

Fillipa Carneiro Silveira

Governo das diferenças, cartografias do ingovernável, ameaça invisível, resistir, formar

Apresentação do Dossiê Governo das diferenças e as cartografias do ingovernável na educação: Entre a arte a política1

Pedro Angelo Pagni; Divino José da Silva

Governo das diferenças, Cartografias do ingovernável, Arte, Política, Educação

Cartografias da ingovernabilidade dos corpos na arte e na vida

Carlos José Martins; Flávio Soares Alves

Cartografias, Ingovernabilidade, Corpo, Arte, Filosofia.

Sociedade de desempenho e governo da vida deficiente

Divino José da Silva

Sociedade de Desempenho, Corpo Deficiente, Empreendedorismo, Empresariamento de si

O governo das diferenças e a potência da vida surda na escola

Vanessa Regina de Oliveira Martins

Educação de surdos, Políticas inclusivas, Diferenças

Por uma política de leitura aberta de mundos: o buraco negro e o fim do mundo como possibilidade de nascimentos crianceiros

Alexsandro Rodrigues; Leonardo Lemos de Souza

Leitura como atividade, Gênero e sexualidade, Buracos negros

Em defesa de uma desordem pedagógica: a institucionalização da infância no cinema e no cotidiano escolar

Alexandrina Monteiro; Valéria Aroeira Garcia

Neoliberalismo, Institucionalização da infância, Cinema

Arte, educación y comunidad en la estética pedagógica

Jordi Massó Castilla

Arte, Educación, Política, Comunidad

O lugar próprio no espaço impróprio: o negro, o judeu e o comum

Paulo Henrique Fernandes Silveira

Negro, Judeu, Não-pertencimento, Comum

Desigualdade, pobreza e diferença: precariedade na vida escolar

Antônio Chizzotti; Alipio Marcio Dias Casali

Desigualdade, Pobreza, Diferença, Precariedade, Fracasso escolar

Do passeio pela filosofia Deleuze-Guattariana ao encontro com o possível conceito de programas de vida

Bruno Gonçalves Borges

programa de vida, Deleuze, Guattari, intersecção

Filosofia da educação e pesquisa educacional: fragilidade teórica na investigação educacional

Cláudio Almir Dalbosco; Eldon Henrique Mühl

Educação, Pesquisa Educacional, Filosofia da Educação, Conhecimento

Humanismo do outro homem: perspectivas de uma formação a partir da sensibilidade e da ética com Emmanuel Levinas

Vanderlei Carbonara

Formação, Humanismo, Sensibilidade, Emmanuel Levinas

"Positivista feliz" ou "hipermilitante pessimista"? Sobre os atos de problematização em Michel Foucault

Jean Dyêgo Gomes Soares

Crítica, Genealogia, Filosofia, Atos de Fala

O que professa uma profissão?

João Cardoso de Castro; Murilo Cardoso de Castro

profissão, paideia, educação, vocação, Heidegger

The moral (re)presentation: an essay on Merleau-Ponty's notion of time in the Phenomenology of Perception.

Fabrício Pontin; Tatiana Vargas Maia; Camila Palhares Barbosa

Time, Memory, Representation, Perception, Ethics

Zaratustra e o Fracasso Pedagógico

Maria dos Remédios de Brito

Zaratustra, Formação, Fracasso pedagógico