Educação e Filosofia

A Revista Educação e Filosofia mantida pela Faculdade de Educação e pelo Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia e seus respectivos programas de pós-graduação tem como propósito o incentivo à investigação e ao debate acadêmico acerca da educação e da filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento especialmente dessas duas áreas. Está indexada em 11 repertórios nacionais e internacionais e atualmente está avaliada no Qualis da CAPES com estrato A2.

v.34 n.71 maio./ago. 2020

Editorial v.34 n.71 maio./ago. 2020

Vanessa Matos dos Santos

Fenomenologia, Educação, Filosofia

Apresentação do Dossiê Fenomenologia e Educação

Márcio Danelon; Romana Valente Pinho

Fenomenologia; Educação; Filosofia.

A fenomenologia e a história de vida

Paulo Roberto Brancatti; Renata Portela Rinaldi

Fenomenologia; História de vida; Formação de professor.

O Movimento Escola sem Partido e a captura da docência: O professor como técnico do saber especializado

Márcio Danelon

Educação; Escola sem partido; Fenomenologia; Sartre.

Fenomenologia e Educação na perspectiva de Creusa Capalbo

Constança Terezinha Marcondes César

Fenomenologia; Crítica filosófica; Educação; Bem-comum.

Indecisão plena de promessas: imagens da vida e da infância na filosofia de Henri Bergson

Magda Costa Carvalho

infância; criança; natureza; imagem; Bergson.

O terceiro-instruído: Ontofenomenologia e educação em Michel Serres

Romana Valente Pinho

Ontofenomenologia; Epistemologia; Educação; Michel Serres.

Agostinho da Silva, de engajado filólogo a humanista militante e crítico: itinerário seareiro em tempos de formação do Salazarismo (1928-1933)

Amon Pinho

Agostinho da Silva; Seara Nova; Crítica dos intelectuais e do salazarismo; Helenismo e humanismo; Modernização europeísta.

A condição humana e a condição docente: das ilusões de onipotência ao reconhecimento do desamparo

Diogo Bogéa

Condição humana; Ilusões de onipotência; Desamparo.

Remarks on the Structure of the Recherche de la Verité: The Role of Vision in God

Pedro Falcão Pricladnitzky

Nicolas Malebranche; Recherche de la Verité; Visão em Deus.

A diferença como valor humano: Ensaio sobre as contribuições do pensamento de Boaventura Sousa Santos, Gilles Deleuze e Homi Bhabha para o Paradigma da Inclusão

Sílvia Ester Orrú

Inclusão; Diferença; Educação; Descolonização.

Educação e Filosofia para além dos processos de domesticação e bestialização dos indivíduos

Davi da Costa Almeida

Humanismo; Educação; Filosofia.

O embate do encontro: o currículo cultural da educação física como lugar de conflitos

Fidel Machado de Castro Silva; Mário Luiz Ferrari Nunes

Educação Física; Currículo Cultural; Filosofia.

Entre Mead e Heidegger: a interioridade desdobrada e a formaçâo humana

Marli Teresinha Silva da Silveira; Raísla Girardi Rodrigues; Angelo Vitorio Cenci

Self; Dasein; Interioridade desdobrada; Formação humana.

Materialismo dialético, luta de classes e insights filosóficos sobre a educação a partir de Slavoj ?i?ek

Hildemar Luiz Rech

Materialismo dialético; Luta de classes; Ideologia; Educação.

Movimento dos secundaristas brasileiros e o momento sofístico: uma nova história começa a ser contada

Tatiane Silva; Nathan Crick

Momento sofista; Educação; Movimento secundarista; Retórica; Kairós.

Reflexões sobre Professoralidade, Profissionalização, Profissionalidade, Profissionalismo e sua relação com o Desenvolvimento Profissional Docente

Cláudio César Torquato Rocha; Adriana Teixeira Bastos

Desenvolvimento Profissional Docente; Professoralidade; Profissionalização; Profissionalidade; Profissionalismo.

A unidimensionalização da linguagem e a fragilização teórica do campo investigativo educacional: desafios para a pesquisa em educação

Vivian Baroni

Linguagem unidimensional; Pesquisa educacional; Teoria; Empiria; Formação.