Educação e Filosofia

A Revista Educação e Filosofia mantida pela Faculdade de Educação e pelo Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia e seus respectivos programas de pós-graduação tem como propósito o incentivo à investigação e ao debate acadêmico acerca da educação e da filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento especialmente dessas duas áreas. Está indexada em 11 repertórios nacionais e internacionais e atualmente está avaliada no Qualis da CAPES com estrato A2.

v.34 n.72 set./dez. 2020

Editorial v.34 n.72/2020: O fim dos periódicos pode ser dito de muitas maneiras

Marcos César Seneda

Educação; Filosofia; Cientometria; Produção científica contemporânea.

Apresentação do Dossiê - A ideia de homem em Descartes

Alexandre Guimarães Tadeu de Soares

I Bienal Internacional de Filosofia de Uberlândia; A propósito da Humanidade; A ideia de homem em Descartes; Fenomenologia.

Descartes et l'idée de l'homme. Imperfection et perfection de l'homme.

Pierre Guenancia

Homem; Perfeição; Finitude; Atenção; Livre arbítrio; Generosidade.

Claude Clerselier lettore del dubbio di René Descartes

Siegrid Agostini

Descartes; Clerserlier; Correspondência; O homem; O mundo.

Friedrich Nietzsche e a crítica da subjetividade cartesiana

Alfredo Gatto

Nietzsche; Descartes; Cogito; Idealismo alemão; Heidegger; Modernidade.

L' admiration comme principe phénoménologique de la subjectivité humaine

Wojciech Starzynski

Paixão; Admiração; União da alma e do corpo; Descartes; Ricoeur.

La domanda sul l?uomo e la II Meditazione

Igor Agostini

Descartes; Meditações; Homem; Clareza e distinção.

Considerações sobre a impossibilidade de definir o homem a partir de Descartes

Alexandre Guimarães Tadeu de Soares

Descartes; Homem; Ideia; Conceito; Definição.

Alumnos con discapacidad: modelo de inclusión de la Universidad Federal de San Carlos

Miriam Viridiana Verástegui Juárez; Crisina Broglia Feitosa de Lacerda

Ensino Superior; Deficiência; Educação Especial; Educação Inclusiva.

Às voltas com a questão do sujeito: da transparência à encarnação

Renato Santos

Merleau-Ponty; Carnalidade; Sujeito; Non-sens.

Cinema no abrigo: encontros, gestos e acontecimento

Fernanda Walter Omelczuk; Giovana Scareli

Acontecimento; Cinema; Idoso.

A comunidade dos amantes: anacronismo e aforismo em questão em Blanchot e Derrida

Mayara Joice Dionizio; Gabriel Bonesi Ferreira

Comunidade; Coletividade; Escritura; Alteridade; Acontecimento.

Educação e experiência

Rainri Back

Experiência; Educação; Consciência; Ser; Fenomenologia.

Filosofia, linguagem e formação: algumas observações de inspiração wittgensteiniana

Eder Marques Loiola

Filosofia da linguagem; Wittgenstein; Formação; Ontologia; Paideia.

A metafísica de 'Os Princípios da Matemática' de Russell e a controvérsia à respeito da suposta semelhança entre essa metafísica e a ontologia meinongiana

Eduardo Antônio Pitt

Russell; Ser; Existência; Significado.

Para o "descanço dos Mestres, e utilidade dos Discipulos": direções para a educação dos infantis no manual pedagógico Nova Escola de Meninos (Portugal, século XVIII)

Fernando Ripe; Giana Lange do Amaral

História da Educação; Infância; Meninos; Portugal; Século XVIII.

Pobreza e educação: diálogos entre o passado e o presente, entre conformações e resistências docentes

Andre Marcio Picanço Favacho; Geovana Mendonça Lunardi Mendes

Pobreza; Educação; Experiência docente.

Teorias do Intelecto na Idade Média Latina. De anima III, cap. 5 de Aristóteles e sua tradição medieval

Jakob Hans Josef Schneider

Unidade do intelecto; Imaginação; Intencionalidade; Luz intelectual e cognição.