Educação e Filosofia

A Revista Educação e Filosofia mantida pela Faculdade de Educação e pelo Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia e seus respectivos programas de pós-graduação tem como propósito o incentivo à investigação e ao debate acadêmico acerca da educação e da filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento especialmente dessas duas áreas. Está indexada em 11 repertórios nacionais e internacionais e atualmente está avaliada no Qualis da CAPES com estrato A2.

v.31 n.61 jan./abr. 2017

Editorial v.31 n.61 jan./abr. 2017

Marcos César Seneda

Abordagem quanti-qualitativa: superação da dicotomia quantitativa-qualitativa na pesquisa em educação

Kellcia Rezende Souza; Maria Teresa Miceli Kerbauy

Metodologia de pesquisa; Pesquisa educacional; Qualitativo; Quantitativo; Quanti-qualitativo.

Alienação, estranhamento e universalidade humana na crítica marxiana da economia política 1857-1867

Antônio José Lopes Alves

Crítica marxiana da economia política; Estranhamento; Alienação; Capital; Universalidade humana.

Antonio Negri e o monstro (bio)político: genealogia do conceito de multidão

Raphael Guazzelli Valerio

Multidão; Monstro; Biopolítica; Política; Eugenia.

Un caso estremo: il progetto educativo di Platone, scrittore di filosofia¹: la centralità dell?educazione per la società ateniense

Maurizio Migliori

Educação; Filosofia; Escrita; Diálogos.

O deslocamento do esquematismo do entendimento do sujeito para a indústria cultural que o apresenta como o primeiro serviço prestado ao cliente

Abel Camilo de Oliveira Lage Filho

Kant; Esquematismo do entendimento; Adorno e Horkheimer; Indústria cultural; Conformismo.

O dualismo e o problema do mal em Rousseau

Gustavo Cunha Bezerra

Alma; Dualismo; Mal; Rousseau.

L' educazione come cura e come piena fioritura dell?essere umano riflessioni sulla Paideia in Aristotele

Arianna Fermani

Educação; Cura; Florecer humano; Ética.

Ensaio sobre EIS AICE: proposição e estratégia para pesquisar em educação

Sandra Mara Corazza

Filosofia; Educação; Diferença.

Entre o intuir e o proferir: Descartes e a argumentação filosófica

Edgard Vinícius Cacho Zanette

Descartes; Linguagem; Filosofia; Pensamento; Subjetividade.

A essencialidade da autoeficácia na aprendizagem autorregulada

Abílio Afonso Lourenço; Maria Olímpia Almeida Paiva

Autoeficácia; Autorregulação da aprendizagem; Rendimento escolar.

Exclusão social: esboço de uma crítica ontológica marxiana

Rafael Rossi

Exclusão social; Classe trabalhadora; Modo de produção capitalista.

A filosofia e a filosofia da educação em elo recursivo

Celso José Martinazzo

Filosofia; Filosofia da educação; Epistemologia; Racionalidade complexa.

Filosofias da diferença e a formação de professores: experimentações com ateliê de escrileituras

Samuel Molina Schnorr; Carla Gonçalves Rodrigues; Josimara Wikboldt Schwantz

Educação; Filosofias da diferença; Formação de professores; Ateliês de escrileituras.

Heterogênese criativa: o que podem as imagens nas didáticas contemporâneas?

Alexandre Filordi de Carvalho; César Donizetti Pereira Leite

Didáticas; Imagens; Diferenças; Educação.

As infâncias de Benjamin, uma possibilidade de experiência com o moderno.

Eduardo Oliveira Sanches

Infância; Experiência Formativa; Estética; Lúdico; Profanação.

Jacques Derrida and the condition of (im)possibility of the gift

Wellington Jose Santana

Aporia; Derrida; Dom; Tempo.

Nietzsche e o budismo: ilusão, morte de Deus, morte de Buda, vazio e vacuidade

Paulo Borges

Nietzsche; Budismo; Ilusão; Morte de Deus; Matar o Buda; Vazio; Vacuidade.

O prazer (hedoné) como fim (télos) da ação e como fonte de perturbação da mente segundo Epicuro

Rogério Lopes Santos

Epicuro; Prazer; Felicidade; Ataraxia; Télos.

Rapport au savoir na perspectiva psicanalítica

Francisco Verardi Bocca; Odisséa Boaventura Oliveira

Educação; Psicanálise; Desejo; Saber; Desejo de saber.

Sobre o lugar da argumentação na Filosofia como disciplina

Patrícia Del Nero Velasco

Argumentação; Filosofia; Ensino de Filosofia.

Teatro de Arena de São Paulo: reflexões sobre política, arte e formação

Ana Maria Said

Arte; Política; Educação.

A vontade amorosa de mudar o mundo: reflexiones sobre uma práctica pedagógica

Marina Patricio Arruda; Geraldo Antonio Rosa

Amorosidade; Escuta; Desenvolvimento profissional; Prática pedagógica.

É possível uma ciência da educação? Aproximações de uma epistemologia da ciência da educação

Jorge Atilio Silva Iulianelli

Educação; Epistemologia da Educação; Pedagogia