Educação e Filosofia

A Revista Educação e Filosofia mantida pela Faculdade de Educação e pelo Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia e seus respectivos programas de pós-graduação tem como propósito o incentivo à investigação e ao debate acadêmico acerca da educação e da filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento especialmente dessas duas áreas. Está indexada em 11 repertórios nacionais e internacionais e atualmente está avaliada no Qualis da CAPES com estrato A2.

v.31 n.62 maio/ago. 2017

Editorial v.31 n.62 maio/ago. 2017

Aléxia Pádua Franco

Avaliação, exames e poderes: a "docimologia" a partir de algumas contribuições de Foucault de Nietzsche

Bruno Gonçalves Borges; Sérgio Pereira da Silva

Docimologia; Avaliação; Poder; Individualidade.

Catarse e educação dos sentidos: A contribuição da filosofia estética de Theodor Adorno

Robson Loureiro; Sandra Soares Della Fonte; Tamiris Souza de Oliveira

Catarse; Theodor Adorno; Teoria educacional crítica.

Os Diagramas de Venn como recurso filosófico no Jardim de Infância

Magda Costa Carvalho; Ana Isabel Santos; Renata Sequeira

Filosofia para crianças; Pré-escolar; Diagramas de Venn; Interseção.

Diálogo, alteridade e agir ético na educação: um encontro entre Martin Buber, Mikhail Bakhtin e Paulo Freire

Alexandra Coelho Pena

Diálogo; Alteridade; Agir ético; Filosofia do diálogo.

Educação pela contingência - o não idêntico no seio da instituição

Gustavo Chataignier

Contingência; Filosofia da educação; Ética; Intersubjetividade.

Educar em Si: Variações sobre o tema das Competências Socioemocionais

Carlos Velázquez

Educação pela música; Emoção; Educação; Competências socioemocionais.

Escrita de si e trabalho ético no estágio supervisionado na formação inicial de professores

Vanessa Caldeira Leite; Maria Manuela Alves Garcia

Formação inicial de professores; Estágio supervisionado; Experiência de si;. Escrita de si.

L' Eutidemo di Platone: un invito alla filosofia e alla virtù. Un dialogo protrettico sulla protrettica.

Lucia Palpacelli

Protréptica; Educação; Virtude; Erística; Filosofia.

La Filosofía realista y naturalista de John Dewey: Contribuciones para una epistemología en la actualidad

Edna Maria Magalhães Nascimento

Realismo; Antirrealismo; Naturalismo; Experiência; Natureza.

A função da imitação no projeto educativo da República e a questão do estilo imitativo dos diálogos de Platão

Guilherme da Costa Assunção Cecílio

Platão; República; Imitação; Educação.

Os fundamentos da educação popular e seu horizonte formativo: a cidadania em questão

Sandro de Castro Pitano

Educação popular; Cidadão; Educação escolar; Democracia; Formação.

O hábito da reprodução de teorias: produção e ensino de Filosofia no Brasil contemporâneo

Suze Oliveira Piza

Reprodução de teorias; Formação do filósofo; Brasil.

Interdisciplinaridade: da simplificação ao pensamento complexo

Gionara Tauchen; Altair Alberto Fávero; André Martins Alvarenga

Interdisciplinaridade. Dialógica. Intersubjetividade. Pensamento complexo.

A interpretação de Benveniste sobre as Categorias de Aristóteles

Flávia Santos da Silva; Marcio Chaves-Tannús

Aristóteles; Benveniste; Categorias; Língua; Mundo.

Uma ontologia negativa do indivíduo em Althusser

Roberto Goto

Herói; Indivíduo; Ontologia; Sujeito.

Note su linguaggio, lingua e politica in Dante. Una lettura gramsciana.

Rocco Lacorte

Dante; Línguagem; Política; De vulgari eloquentia; Convivio; Commedia.

"Pessoa", um si mediatizado: uma reflexão educativa e multicultural na filosofia de Ricoeur

Josélia Ribeiro Fonseca

Pessoa; Educação; Multiculturalismo; Ética; Ricoeur.

Possibilidades de (re)inventar a inclusão para os aprendizes do século XXI: contribuições da Filosofia da diferença de Gilles Deleuze

Silvia Ester Orrú

Inclusão; Diferença; Repetição; Educação; Singularidades.

Protagora e Gorgia: maestri di virtù?

Francesca Eustacchi

Protágoras; Górgias; Kairós; Pragmatismo; Virtude; Útil.

Qual herança da modernidade? Uma crítica ao universalismo como critério normativo e projeto cosmopolita

Leno Francisco Danner

Habermas; Modernidade; Racionalismo; Universalismo; Herança.

Rousseau e Schiller: elementos para uma formação estética do homem Daiane Eccel

Daiane Eccel; Marlene de Souza Dozol

Rousseau; Schiller; Estética; Formação humana.

Trajetórias, memórias e legitimação de vidas letradas na educação de adultos

Rómina Mello Laranjeira

Literacia/letramento; Identidades; Histórias de vida; Educação e formação de adultos.