Educação e Filosofia

A Revista Educação e Filosofia mantida pela Faculdade de Educação e pelo Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia e seus respectivos programas de pós-graduação tem como propósito o incentivo à investigação e ao debate acadêmico acerca da educação e da filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento especialmente dessas duas áreas. Está indexada em 11 repertórios nacionais e internacionais e atualmente está avaliada no Qualis da CAPES com estrato A2.

v.37 n.81 set/dez. 2023

Editorial n. 81 v. 37 set./dez. 2023

Anselmo Tadeu Ferreira

Editorial, Volume 37, Número 81

A 'Pedagogia do Ser e Fazer' em Os Trabalhos e os Dias

José Joaquim Pereira Melo

Hesíodo, Educação, Trabalho, Justiça, Virtude

A Teoria do Design Inteligente: uma análise sob a ótica da Teoria da Ação Comunicativa e implicações para a Educação Científica

Hernani Luiz Azevedo; Lizete Maria Orquiza de Carvalho

Teoria do Design Inteligente, Teoria da Ação Comunicativa, Educação Científica, Natureza da Ciência, Naturalismo Metodológico

A liberdade como experiência formativa

Lúcia Schneider Hardt

Educação; Formação; Liberdade; Lispector; Nietzsche

Autonomia como ideal regulador da Universidade Moderna: sentidos e limites

Damião Bezerra Oliveira; Raphael Carmesin Gomes

Autonomia; Universidade; Modernidade

Políticas de dominação e o processo pedagógico em bell hooks

Lucas Antunes Machado

Políticas de dominação; Processo pedagógico; bell hooks.

O itinerário de Agostinho de Hipona em busca da verdade e seu projeto de formação cristã

Juliana Calabresi Voss Duarte; Terezinha Oliveira

Agostinho de Hipona; Verdade; Formação Cristã; Vontade.

Metaformoses em Emanuele Coccia: composições para habitar a educação e a formação docente

Fernanda Monteiro Rigue; Tiago Amaral Sales; Alice Copetti Dalmaso

Metamorfoses; Emanuele Coccia; Educação; Formação docente.

Contos radiofônicos: a emergência de uma forma moderna de narração em Benjamin

Eduardo Oliveira Sanches; Maria Terezinha Bellanda Galuch; Divino José da Silva

Narrativas radiofônicas; infância; Experiência; Cultura da criança; Walter Benjamin

Entrevista com Prof. Dr. Rodrigo Duarte

Rafael Cordeiro Silva; Ana Paula de Ávila Gomide;João Paulo Andrade Dias; Victor Hugo de Oliveira Saldanha Saldanha

Teoria Crítica; Rodrigo Duarte

Apresentação do dossiê: Teoria Crítica 100 anos

Rafael Cordeiro Silva; Ana Paula de Ávila Gomide; Sertório de Amorim e Silva Neto

Teoria Crítica; Max Horkheimer; Herbert Marcuse; Theodor Adorn;, Walter Benjamin

Les contradictions de la philosophie bourgeoise et de la raison moderne chez Lukács et Horkheimer

Raffaele Carbone

Contradictions; Dualismes; Philosophie Moderne; Raison; Société Bourgeoise; Théorie

Horkheimer, o Absoluto e a ambiguidade conceitual da teologia negativa

Sinésio Bueno Ferraz

Teoria Crítica; Teologia Negativa; Materialismo Dialético; Absoluto

Ancoragem nos nomes, persistência nas ideias. Adorno interpreta Hölderlin

João Paulo Andrade Dias

Theodor W. Adorno; Friedrich Hölderlin; teor de coisa; teor de verdade; parataxis.

Uma chave de leitura para os ensaios de Marcuse na ZfS (1937-1941)

Victor Hugo de Oliveira Saldanha

Teoria Crítica; Trabalho Alienado; Capitalismo; Liberdade; Marcuse.

Mito e emancipação em Walter Benjamin e Herbert Marcuse

Francisco De Ambrosis Pinheiro Machado

Walter Benjamin; Herbert Marcuse; mito; emancipação; fantasia; imagem.

Personalidade autoritária e personalidade antidemocrática: adesão a regimes autoritários e a movimentos totalitários

José Leon Crochick

Formação; Totalitarismo; Personalidade Antidemocrática

Diário de 07 de agosto de 1931 até o dia de minha morte

Gabriel Galbiatti Nunes

Tradução; Diário; Walter Benjamin