Correspondência final entre Nietzsche e Malwida von Meysenbug:César Bórgia contra Cristo

v. 2 n. 2 Jul./Dez. 2011 • Estudos Nietzsche

Autor: Allan Davy Santos Sena

Resumo:

Embora a investigação do tipo psicológico do redentor possua importância crucial para o projeto da Transvaloração de todos os valores realizado em O Anticristo, visto que tal investigação fornece uma contraposição ao tipo ressentido de décadence, Jesus e sua prática evangélica não representam, porém, o alvo que a filosofia nietzschiana lança como proposta – ou seja, Jesus não corresponde a um modelo para um tipo mais elevado de homem que a filosofia de Nietzsche almeja cultivar. Todavia, tem-se muito frequentemente confundido o aspecto relativamente positivo da interpretação que Nietzsche faz de Jesus com uma espécie de devoção por parte do filósofo. A correspondência final entre Nietzsche e sua velha amiga, Malwida vonMeysenbug, oferece-nos um importante esclarecimento sobre esse tema.

Abstract:

Although the investigation of the psychological type of the Redeemer is acrucial element for the project of the Transvaluation of all values realizedin The Antichrist, since such investigation provides a counterpoint to theresentful kind of décadence, Jesus and his evangelical practice does notrepresent, however, the target that the Nietzschean philosophy releases asa proposal, that is, Jesus does not correspond to a model for a highest typeof man that Nietzsche’s philosophy aims to cultivate. However, the relativepositive aspect of the interpretation of Jesus made by Nietzsche is veryoften confused with a kind of devotion. The final correspondence betweenNietzsche and his old friend, Malwida von Meysenbug, offers an importantinsight into this issue.

Texto Completo: http://www2.pucpr.br/reol/index.php/ESTUDOSNIETZSCHE?dd1=7564&dd99=view

Palavras-Chave: Jesus,Idiota,. Além-do-homem,transvaloração d

Estudos Nietzsche

A revista Estudos Nietzsche é uma publicação semestral do Grupo de Trabalho Nietzsche (GT-Nietzsche) da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF) em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Sua proposta, alinhada à ideia que levou à criação do GT-Nietzsche, é incentivar a investigação e o debate sobre a contribuição do pensamento de Nietzsche, bem como a sua articulação com questões da atualidade. Para tanto, leva a público artigos sobre o pensamento do filósofo alemão, traduções de textos inéditos, bem como apresentações (resenhas) de obras recentes relevantes sobre Nietzsche, constituindo-se num ambiente de debate para pesquisadores especialistas da filosofia nietzschiana e numa fonte privilegiada para estudiosos interessados no pensamento do filósofo alemão. Os textos publicados seguem o exigido rigor filosófico e metodológico no que diz respeito ao tratamento dos escritos do filósofo alemão, observando aspectos como a inserção em determinados debates já estabelecidos, o atual estágio das pesquisas sobre o tema trabalhado, a periodicidade dos textos empregados do filósofo, bem como o uso de material fidedigno e já submetido à crítica, no que diz respeito às fontes, fragmentos póstumos, cartas, etc.