Retesamentos discursivos: um olhar foucaultiano do estilo antidogmático de Nietzsche
v. 5, n. 1, jan./jun. 2014 • Estudos Nietzsche
Autor: Carlos Eduardo Ribeiro, Alexandre Filordi de Carvalho
Resumo:
O presente artigo investiga, segundo a noção foucaultiana de nível discursivo, como o pensamento de Nietzsche explora determinados limites linguísticos em favor de uma renovação da escrita filosófica. Esses limites podem ser averiguados no constante tensionar discursivo e experimental presentes no estilo aforismático. Explicita-se esses retesamentos discursivos na clara associação do antidogmatismo nietzschiano ao estilo de sua escrita filosófica, opção realizada essencialmente em Além do bem e do mal.
Abstract:
This article investigates, according to Foucault’s notion of discursive level, as the thought of Nietzsche explores some linguistic limits in behalf of a renewal of philosophical writing. These limits can be ascertained in the constant tension discursive and experimental presents in the aphoristic style. It explicits these discursive stiffness with the association of Nietzsche’s anti-dogmatism to the style of his philosophical writing, option essentially carried out in Beyond good and evil.
Texto Completo: http://www2.pucpr.br/reol/index.php/ESTUDOSNIETZSCHE?dd1=15253&dd99=view
Palavras-Chave: Discursive level, Antidogmatism, Style,Philo
Estudos Nietzsche
A revista Estudos Nietzsche é uma publicação semestral do Grupo de Trabalho Nietzsche (GT-Nietzsche) da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF) em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Sua proposta, alinhada à ideia que levou à criação do GT-Nietzsche, é incentivar a investigação e o debate sobre a contribuição do pensamento de Nietzsche, bem como a sua articulação com questões da atualidade. Para tanto, leva a público artigos sobre o pensamento do filósofo alemão, traduções de textos inéditos, bem como apresentações (resenhas) de obras recentes relevantes sobre Nietzsche, constituindo-se num ambiente de debate para pesquisadores especialistas da filosofia nietzschiana e numa fonte privilegiada para estudiosos interessados no pensamento do filósofo alemão. Os textos publicados seguem o exigido rigor filosófico e metodológico no que diz respeito ao tratamento dos escritos do filósofo alemão, observando aspectos como a inserção em determinados debates já estabelecidos, o atual estágio das pesquisas sobre o tema trabalhado, a periodicidade dos textos empregados do filósofo, bem como o uso de material fidedigno e já submetido à crítica, no que diz respeito às fontes, fragmentos póstumos, cartas, etc.