A IMPASSIBILIDADE DA MATÉRIA NO TRATADO III.6 DE PLOTINO

V. 17 N. 1 Inverno de 2020 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: Robert Brenner Barreto da Silva

Resumo:

A natureza da matéria dos sensíveis de Plotino tem demandado cuidadosa atenção por parte dos intérpretes do pensamento do filósofo neoplatônico. Na medida em que ela é conceituada como não-ser e como mal, é intrigante definir qual é o seu estatuto teórico assim como, de certa forma, pode-se considerar ser também o caso do Uno. Entretanto, enquanto o Uno está para além do ser, a matéria está aquém do ser. No escopo dessas formulações sobre a matéria, a perspectiva deste trabalho é propor uma leitura imanente ao tratado III.6, com o intuito de defender a centralidade da impassibilidade como recurso para compreender o supracitado conceito.

Abstract:

The nature of Plotinus' sensible matter has demanded careful attention from the interpreters of the Neoplatonic philosopher's thought. Insofar as it is conceptualized as non-being and evil, it is intriguing to define its theoretical status as, in a way, someone could say the same of the One. However, while the One is beyond being, matter is below being. Within the scope of these formulations on the matter, the perspective of this work is to propose an immanent reading of treatise III.6, in order to defend the centrality of impassibility as a resource to understand the aforementioned concept.

ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/6003

Palavras-Chave: Plotino. Enéada. Matéria. Impassibilidade.

Kalagatos - Philosophical Journal

"kalagatos"

Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.

A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.

Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.

O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.

A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.