FASCISMO E FASCISMO PÓS-FASCISTA EM GUY DEBORD E JOÃO BERNARDO
V. 15 N. 3 Setembro-Dezembro de 2018 • Kalagatos - Philosophical Journal
Autor: Erick Quintas Corrêa
Resumo:
O presente artigo visa a uma discussão sobre o que Guy Debord (1931-94) diz sobre o fascismo em A sociedade do espetáculo(1967), através de um diálogo com a perspectiva teórica e conceitual de João Bernardo (1946 –) sobre a história dos fascismos. Visa, além disso, a fazer alguns apontamentos sobre os conflitos sociais que, principalmente a partir da crise sociopolítica e econômica de 2013-14, aceleraram o alinhamento do Brasil à ordem do “espetáculo integrado”, conceito desenvolvido por Debord nos Comentários sobre a sociedade do espetáculo(1988) e que o presente artigo busca relacionar com a categoria de “fascismo pós-fascista” apresentada por Bernardo em Os Labirintos do fascismo(2018).
Abstract:
Cet article vise à discuter ce que Guy Debord dit à propos du fascisme dans La société du spectacle(1967), à travers un dialogue avec la perspective théorique et conceptuelle de João Bernardo (1946 –) sur l’histoire des fascismes. Il vise également à faire quelques remarques sur les conflits sociaux qui, surtout depuis la crise socio-politique et économique de 2013-14, ont accéléré l'alignement du Brésil à l'ordre du "spectacle intégré", un concept développé par Debord dans Commentaires sur la société du spectacle(1988) et que l'article cherche à rapporter à la catégorie de “fascisme post-fasciste”, présentée par Bernardo dans Les labyrinthes du fascisme(2018).
ISSN: 1984-9206
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/6319
Palavras-Chave: Fascismo.Espetáculo Concentrado.Fascismo Pós-fascista.Espetáculo Integrado.
Kalagatos - Philosophical Journal
Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206
A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.
A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.
Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.
O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.
A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.