A RECEPÇÃO DA OBRA DE MARX EM ALTHUSSER
V. 15 N. 3 Setembro-Dezembro de 2018 • Kalagatos - Philosophical Journal
Autor: José Francisco de Andrade Alvarenga
Resumo:
O presente artigo tem como objetivo investigar a recepção da obra de Marx em Althusser. Analisa-se em maior profundidade a leitura desenvolvida por Althusser a respeito do papel ocupado pela obra do jovem Marx nodesenvolvimento do pensamento do filósofo alemão. Com base na análise de textos e livros publicados por Althusser durante a década de 1960 e 1970, conclui-se que a recepção de Marx por Althusser foi marcada pela busca de uma atualização da filosofia marxiana de modo que ela pudesse estar em condições de adentrar o debate filosófico-político desenvolvido na França na década de 1960.
Abstract:
The present article aims to analyze the reception of Marx's work in Althusser. Althusser's reading of the role of the young Marx's work in the development of the German philosopher's thinking is further analyzed. Based on the analysis of texts and books published by Althusser during the decade of 1960, it is concluded that the reception of Marx by Althusser was marked by the search of an update of the Marxian philosophy so that it could be able to enter the philosophical debate developed in France in the 1960s.
ISSN: 1984-9206
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/6321
Palavras-Chave: Recepção.Problemática.Marx.Althusser
Kalagatos - Philosophical Journal
Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206
A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.
A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.
Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.
O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.
A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.