O PERIGO DA BIOTECNOLOGIA E A EMERGÊNCIA DE FUNDAMENTAÇÃO ÉTICA

V. 15 N. 3 Setembro-Dezembro de 2018 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: Leonardo Nunes Camargo

Resumo:

Em 1979 com a obra O princípio responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica Jonas esboça que a técnica moderna se tornou um problema para a ética, principalmente quando a mesma tornou o ser humano objeto de sua investigação, porém somente em 1985 com a obra Técnica, Medicina e Ética é que o autor vai desenvolver tal problemática no campo prático. Nesse sentido, o objetivo desse artigo é analisar como a biotecnologia transformou o cenário contemporâneo de acordo com o pensamento de Hans Jonas. Primeiramente, analisaremos como o autor entende a biotecnologia e seus riscos em sua obra de 1985. Posteriormente, analisaremos as características de uma ética que pretenda frear os impulsos tecnológicos, de acordo com a obra de 1979.

Abstract:

In 1979 with the work The principle responsibility: essay of an ethics for the technological civilization Jonas outlines that the modern technique became a problem for the ethics, mainly when it made the human object of its investigation, but only in 1985 with the Technical, Medicine and Ethics is that the author will develop such a problem in the practical field. In this sense, the objective of this article is to analyze how biotechnology transformed the contemporary scenarioaccording to Hans Jonas' thinking. First, we will analyze how the author understands biotechnology and its risks in his work of 1985. Later, we will analyze the characteristics of an ethics that intends to restrain the technological impulses, according tothe work of 1979.

ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/6322

Palavras-Chave: Biotecnologia.Hans Jonas.Técnica.Ética.

Kalagatos - Philosophical Journal

"kalagatos"

Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.

A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.

Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.

O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.

A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.