UBUNTU, GENDER AND SPIRITUALITY: TRANSFORMATIVE JUSTICE CONSIDERATIONS

V. 15 N. 2 Maio-Agosto de 2018 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: Mechthild Nagel

Resumo:

O princípio do Ubuntu, popularizado pelo arcebispo DesmondTutu, presidindo a Comissão de Verdade e Reconciliação na Nova África do Sul, tem potencial para auxiliar as concepções filosóficas ocidentais do perdão,na visão da justiça transformadora. Aspectos do Ubuntu se justapõemà ética do cuidado,inspirada pelas feministas ocidentais, ao mesmo tempo em que se afastam da ética ocidental,com sua ênfase na espiritualidade e no comunalismo.

Abstract:

The Ubuntu principle, popularized by Archbishop Desmond Tutu presiding over the Truth and Reconciliation Commission in the New South Africa, has potential to assist Western philosophical conceptions of forgiveness in envisioning transformative justice. Aspects of Ubuntu overlap with the Western feminist inspired ethic of care while departing from Western ethics with its emphasis on spirituality andcommunalism.

ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/6309

Palavras-Chave: Gênero.Justiça Transformativa. Ubuntu.

Kalagatos - Philosophical Journal

"kalagatos"

Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.

A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.

Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.

O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.

A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.