ECONOMIA POLÍTICA E BIOPOLÍTICA
V. 15 N. 1 Janeiro-Abril de 2018 • Kalagatos - Philosophical Journal
Autor: Guilherme Castelo Branco
Resumo:
O presente texto aborda as relações entre economia política e biopolítica, a partir de Foucault, para tentar fazer uma análise pertinente da situação política na atualidade. Nossa hipótese é a de que o mundo, na atualidade, caminha para uma situação política muito desfavorável à participação democrática e à vida comunitária, na qual a cidadania, certamente, passa a ser um valor cada vez mais sem importância.No caso brasileiro e nas américas em geral, temos um panorama político, agora, desolador, o que viabiliza um campo de possibilidades políticas inusual. O campo das lutas políticas, no presente, é o acaso. E a ação dos agentes políticos.
Abstract:
This text addresses the relationships between politics and biopolitics, in the view of Foucault, to try to make a pertinent analysis of the present political situation. Our hypothesis is that the world, today, is moving towards a very unfavourable political situation for the democratic participation and the community life, in which citizenship certainly becomes increasingly meaningless.In the Brazilian case and in the American continent in general, we have a political panorama, now, that is horrifying, which makes it possible for a field of unusual political possibilities. The field of political fights, in the present, is chance, and the action of the political actors.
ISSN: 1984-9206
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/6297
Palavras-Chave: Economia política; Estado de exceção; Participação democrática; Lutas agonística; Biopolítica.
Kalagatos - Philosophical Journal
Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206
A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.
A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.
Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.
O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.
A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.