VIDA, PODER, POLÍTICA: FOUCAULT E A QUESTÃO DO LIBERALISMO

V. 14 N. 2 Maio-Agosto de 2017 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: Fernando Danner

Resumo:

O problema do liberalismo e de suas con-dições de emergência surgiram, no pensa-mento de Foucault, no curso Nascimento da Biopolítica, ministrado nos anos de 1978 e 1979. Neste curso, Foucault demonstra que o liberalismo não deve ser entendido funda-mentalmente não como uma teoria econô-mica ou jurídica, nem como uma ideologia, mas como uma racionalidade política, como uma prática refletida de governo. É no con-texto do liberalismo que a biopolítica adquire toda sua especificidade. A preocupação dos Estados com a gestão da população obe-dece à intenção de consolidar a economia capitalista: a emergência de um Estado ges-tor e normalizador, a partir de fins do século XVIII, deve ser entendida como um momento no qual a racionalidade econômica, tal qual concebida pelo liberalismo, passa a determi-nar o âmbito político, a dinâmica social e os fenômenos próprios das populações (crimi-nalidade, sexualidade, natalidade, educação etc.).

Abstract:

The problem of liberalism and its conditions of emmergence appeared in the Foucault’s thought in the lecture The Birth of Biopolitics, which was developed in 1978 and 1979. In this lecture, Foucault demonstrates that li-beralism should not be understood basically as an economic or juridical theory, nor as an ideology, but as a political rationality, as a reflected practice of government. It is in the context of the liberalism that biopolitics ac-quires all of its specificities. The concern of the States with the management of the popu-lation obbeys to the intention to consolidate the capitalist economy: the emmergence of a managing and normalizing State, since the end of the XVIIIst, must be understood as a moment in which economic rationality, as it was conceived by liberalism, starts to deter-mine the political sphere, social dynamic and the phenomena which are proper to popu-lations (criminality, sexuality, birth, education etc.).

ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/6265

Palavras-Chave: Foucault, biopolítica, liberalismo, neoliberalismo

Kalagatos - Philosophical Journal

"kalagatos"

Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.

A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.

Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.

O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.

A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.