DISPOSITIVOS DE GOVERNO E DE CONTROLE E O CONTRADISPOSITIVO DA PROFANAÇÃO EM GIORGIO AGAMBEN

V. 14 N. 2 Maio-Agosto de 2017 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: Francisco Bruno Pereira Diógenes

Resumo:

Este artigo pretende tratar da noção de dis-positivo na obra de Giorgio Agamben, tendo como norte o ensaio O que é um dispositivo? (2006). O autor se propõe a desenvolver a noção em questão transportando-a para o seu campo de investigação que nomeia “ge-nealogia teológica do governo e da econo-mia”, melhor desenvolvido em O Reino e a Glória (2007). Os dispositivos de poder e de governo, dentre eles o da oikonomia, fun-damentam a práxis política no Ocidente. No ensaio Elogio da profanação (2005) o autor se propõe a pensar uma possível desarticu-lação dos dispositivos, permitindo a abertura da perspectiva de uma nova política, igual-mente necessária frente à realidade da má-quina religioso-capitalista global.

Abstract:

This article aims to discuss the concept of apparatus in the work of Giorgio Agamben, having as north the test What is an appara-tus? (2006). The author proposes to develop the concept in question transporting it to your field of research which appoints “theological genealogy of the government and the eco-nomy”, best developed in the The Kingdom and the Glory (2007). The power and govern-ment apparatus, among them that of oikono-mia, support the political praxis in the West. In the essay Praise of profanation (2005) the author proposes to consider a possible dislo-cation of the apparatus, allowing the opening of the prospect of a new politic, also required considering the reality of global religious ma-chine-capitalist.

ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/6266

Palavras-Chave: Dispositivos; Oikonomia; Separação; Profanação; Inoperosidade

Kalagatos - Philosophical Journal

"kalagatos"

Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.

A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.

Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.

O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.

A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.