O PESSOAL NA VIDA PÚBLICA: O QUE HÁ ENTRE GILBERTO FREYE E SÉRGIO BUARQUE DE HOLANDA
V. 14 N. 2 Maio-Agosto de 2017 • Kalagatos - Philosophical Journal
Autor: David Barroso de Oliveira
Resumo:
A ética e a política são dimensões da vida humana centrais para a cultura ocidental contemporânea que pressupõem alguma concepção antropológica. Neste estudo, investigamos qual o sentido antropológico das teorias sociológicas de Gilberto Freyre e Sérgio Buarque de Holanda. O antagonismo que se dá torna ambivalente a primazia das relações interpessoais na sociedade. Po-rém, a positividade do pessoal na vida pú-blica corresponde ao sentido antropológico para se pensar uma ética que seja referên-cia para se pensar a política.
Abstract:
Ethics and politics are dimensions of human life central to contemporary western culture which presuppose an anthropological con-ception. In this study, we investigate the anthropological meaning of the sociological theories of Gilberto Freyre and Sérgio Buar-que de Holanda. There is an antagonism that makes the primacy of interpersonal relations in society ambivalent. However, the positivity of the personal in the public life corresponds to the anthropological meaning to think an ethics as reference to think a politics.
ISSN: 1984-9206
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/6278
Palavras-Chave: Sociologia; História; Filosofia
Kalagatos - Philosophical Journal
Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206
A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.
A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.
Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.
O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.
A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.