HEIDEGGER E A CIÊNCIA
V. 14 N. 1 Janeiro-Abril de 2017 • Kalagatos - Philosophical Journal
Autor: Marcelo José Doro
Resumo:
Pretende-se, aqui, oferecer uma pers-pectiva geral do pensamento de Heide-gger acerca da ciência. Estruturalmente, o texto divide-se em duas partes: a pri-meira traz os aspectos gerais do conceito existencial de ciência, apresentado origi-nalmente em Ser e tempo; e a segunda, apoiando-se principalmente nos textos dos Seminários de Zollikon, aborda a crí-tica que Heidegger dirige à ciência em sua filosofia tardia, quando denuncia a absolutização da visão científica de mun-do como uma ameaça à essência pecu-liar do ser humano. A crítica em questão é caracterizada não como hostilidade con-tra a ciência, mas como questionamento de sua pretensão de ser o parâmetro de todas as verdades.
Abstract:
It is intended here to give an overview of Heidegger’s thinking on science. Struc-turally, the text is divided into two parts: the first brings the general principles of the existential concept of science, origi-nally presented in Being and Time; the second one, drawn on the texts of the Zollikon Seminars, addresses the critique of science in Heidegger’s late philosophy, when he denounces the absolutization of the scientific worldview as being a threat to peculiar essence of Human Being. The criticism in question is not characterized as hostility against the science itself, but rather as questioning to its claim of being the parameter of all truths.
ISSN: 1984-9206
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/6243
Palavras-Chave: Ciência; Heidegger; Conceito existencial de ciência; Crítica da ciência
Kalagatos - Philosophical Journal
Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206
A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.
A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.
Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.
O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.
A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.