NATUREZA E DELIBERAÇÃO EM ARISTÓTELES: UMA APROXIMAÇÃO EM DIÁLOGO COM PIERRE AUBENQUE

V. 14 N. 1 Janeiro-Abril de 2017 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: José Edmar Lima Filho; Eduardo Ferreira Chagas

Resumo:

O presente artigo versa sobre uma pos-sível interpretação da natureza em Aris-tóteles que corresponda à exigência da viabilidade da deliberação para a ação humana, ou seja, sobre o problema da articulação da natureza com a contin-gência como seu momento interno. Para isso, propõe-se a visualização de um percurso teórico que apresenta breve-mente o conceito de natureza desde a Física aristotélica até a interpretação da possibilidade de uma ontologia da con-tingência no pensamento do Estagirita, o que é realizado com base na hipótese interpretativade Pierre Aubenque. A con-sequência da defesa do estabelecimento de um lugar para a indeterminação e a imprevisibilidade, características da ação humana, fortalece a concepção de deli-beração e demonstra a importância des-te conceito para a política em Aristóteles, algo que justifica a relevância da presen-te proposta de trabalho.

Abstract:

This paper deals with a possible interpre-tation of nature in Aristotle that matches the viability requirement of deliberation over human action, namely, the problem of articulation of nature with contingency as its internal time. For this, it is proposed a visual display of a theoretical path that briefly introduces the concept of nature, having its beginning in Aristotle’s Physics up to the interpretation of the possibility of a contingency ontology in the thought of the Stagirite, which is performed based on the interpretive hypothesis of Pierre Aubenque. The upshot of one defending a place to indeterminacy and unpredicta-bility, features that characterize human action, strengthens the conception of de-liberation and reveals the importance of this concept for politics in Aristotle, some-thing which justifies the relevance of the proposed work.

ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/6248

Palavras-Chave: Natureza e contigência em Aristóteles; Ontologia da contingência em Aristóteles; Natureza, Deliberação e Política em Aristóteles

Kalagatos - Philosophical Journal

"kalagatos"

Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.

A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.

Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.

O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.

A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.