A EDUCAÇÃO PARA O CUIDADO DE SI: A PROPÓSITO DA LEITURA DE FOUCAULT DO DIÁLOGO I ALCIBÍADES, DE PLATÃO
V. 14 N. 1 Janeiro-Abril de 2017 • Kalagatos - Philosophical Journal
Autor: Francisco Vítor Macêdo Pereira
Resumo:
Em sua dita fase ética, que enuncia as práticas de si, a tomarem o sujeito como original tarefa de construção ética e esté-tica da própria vida, o filósofo francês Mi-chel Foucault (1926-1984) aborda, mais especificamente em seus seminários a pretexto da Hermenêutica do Sujeito (1982), uma distinção que rompe os limi-tes precisos entre disciplinas e saberes, estabelecidos com a conformação moral dos sujeitos desde a Modernidade. Den-tre estes seminários, no que se dá a pro-pósito da leitura do diálogo I Alcibíades, de Platão, o filósofo infere alguns precei-tos atinentes a uma vida filosófica como educação para o cuidado de si.
Abstract:
The French philosopher Michel Fou-cault (1926-1984), in his seminars on the pretext of a Hermeneutic of the Subject (1982), deals with the practice of the self, to take the subject as the original task of the ethical and aesthetic construction of life itself. He establishes a distinction that breaks the precise limits between disci-plines and knowledge, concerned to the moral conformation of the subjects since Modernity. Among these seminars, the one concerning his reading of Plato’s I Al-cibiades dialogue takes the philosopher to infer some precepts pertaining to a phi-losophical life as education for the care of the self.
ISSN: 1984-9206
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/6249
Palavras-Chave: Cuidado de si; Educação; I Alcibíades
Kalagatos - Philosophical Journal
Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206
A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.
A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.
Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.
O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.
A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.