ROUSSEAU E O PROCESSO DE DETERIORAÇÃO DO HOMEM
V. 14 N. 1 Janeiro-Abril de 2017 • Kalagatos - Philosophical Journal
Autor: JOSÉ JOÃO NEVES BARBOSA VICENTE
Resumo:
Rousseau é sem dúvida um grande críti-co da sociedade do seu tempo em todos os seus aspectos, pois aos seus olhos tal sociedade não passa de um reino de aparência e artificialidade, onde a auten-ticidade e a realidade não fazem qual-quer sentido. No entanto, ele não apenas criticou as mazelas de uma sociedade constituída por homens deteriorados, mas se esforçou no sentido de encontrar explicações para tal situação. Neste ar-tigo, o objetivo é, portanto, apresentar e discutir essas explicações como aparem em seus escritos.
Abstract:
Rousseau is undoubtedly a great critic of the society of his time in all its aspects, because your eyes such a society is no-thing but a Kingdom of appearance and artificiality, where authenticity and reality don’t make any sense. However, it not only criticized the ills of a society made up of men deteriorated, but struggled to find explanations for such a situation. In this article, the goal is, therefore, present and discuss these explanations as trim in his writings.
ISSN: 1984-9206
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/6251
Palavras-Chave: Aparência; Autenticidade;Sociedade; Estado de natureza
Kalagatos - Philosophical Journal
Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206
A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.
A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.
Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.
O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.
A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.