UMA APROXIMAÇÃO À QUESTÃO DA TÉCNICA NO PENSAMENTO DE JÜRGEN HABERMAS
V. 13 N. 27 (2016): Dossiê Teoria Crítica "As vísceras de uma teoria" • Kalagatos - Philosophical Journal
Autor: Maurício Fernandes
Resumo:
Nossa época é caracteristicamente uma era da técnica, na qual a fusão entre o conhecimento científico e o agir técnico alargou as possibilidades materiais da sociedade contemporânea. Uma época fortemente marcada por um enorme avanço da técnica e da ciência. Uma época em que desfrutamos de um sentimento de total supressão das necessidades, mas de modo paradoxalmente análogo, mergulhamos num universo de incertezas ante a expansão gradativa do ideal técnico. Neste trabalho analisaremos as primeiras abordagens de Habermas acerca do fenômeno tecnológico, no qual ficam evidentes as influências da Escola de Frankfurt em seu pensamento, bem como suas reconstruções teóricas, evidenciando a importância do conceito de técnica na arquitetônica de seu pensamento.
Abstract:
Our era is characteristically an era of technique, in which the fusion between scientific knowled ge and technical action has extended the ma terial possibilities of contemporary society. An era strongly marked by a tremendous advance of technique and science. A time when we enjoy a sense of total suppression of needs, but in a paradoxically analogous way, we immerse our selves in a universe of uncertainties before the gradual expansion of the technical ideal. In this paper, we will analyze the first approaches of Jürgen Habermas on the technological pheno menon, in which the influences of the Frankfurt School in his thought, as well as his theoretical reconstructions, evidencing the importance of the concept of technique in the architectonic of his thought.
ISSN: 1984-9206
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/6225
Palavras-Chave: Filosofia a Técnica, Habermas, Escola de Frankfurt
Kalagatos - Philosophical Journal
Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206
A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.
A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.
Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.
O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.
A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.