ASPECTOS ?SUBJETIVOS? DO FETICHISMO DA MERCADORIA CULTURAL NO ENSAIO SOBRE MÚSICA POPULAR DE T. W. ADORNO
V. 13 N. 27 (2016): Dossiê Teoria Crítica "As vísceras de uma teoria" • Kalagatos - Philosophical Journal
Autor: FÁBIO CÉSAR DA SILVA
Resumo:
Neste artigo, apresento uma leitura do ensaio Sobre Música Popular (1941) de T. W. Adorno (1903-1969), enfatizando os aspectos “subjetivos” do fetichismo da mercadoria cultural. Considero aspectos “subjetivos” do fetichismo quando se enfatiza o consumo de mercadorias. Esse ensaio fez parte dos resultados de pesquisa de rádio da Universidade de Princeton, feita nos Estados Unidos entre 1938 a 1940, cujo objetivo era analisar as programações radiofônicas. Focarei a leitura na seção Teoria do Ouvinte, pois nela Adorno enfatizou esses aspectos “subjetivos” por meio de análises específicas do consumo da música popular americana supondo seus modos de recepção.
Abstract:
In this paper, I present a critical reading of the essay On Popular Music (1941) by T. W. Adorno (1903-1969), emphasizing "sub jective" aspects of the cultural commodity fetishism. I consider "subjective" aspects when it is emphasized the consumption of commodities. This essay by Adorno was part of the results of a radio research study at Princeton University, done in the United States between 1938 and 1940, whose aim was the analysis of radio programming. I will focus the reading in the section Theory about the Listener because Adorno empha sized these "subjective" aspects in this sec tion through specific analyzes on the con sumption of American popular music taking into account their modes of reception.
ISSN: 1984-9206
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/6232
Palavras-Chave: Música Popular, Fetichismo da Mercadoria Cultural, Aspectos ?Subjetivos? do Fetichismo, T. W. Adorno; Teoria Crítica
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