ARTE, INTERPRETAÇÃO E CONSCIÊNCIA DA INTERPRETAÇÃO NA FILOSOFIA DA ARTE DE ARTHUR DANTO

V. 13 N. 26 Verão de 2016 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: Filipe Ferreira Pires Volz

Resumo:

A partir da crítica das teorias da arte pre-decessoras, o artigo procura explicar e in-terpretar a filosofia da arte de Arthur Dan-to, que procura dar uma definição “curta” de arte, onde a interpretação da obra como obra de arte possui papel principal, uma teoria que só se torna historicamente possível depois do advento do ready-ma-de de Marcel Duchamp, uma obra cujos aspectos estéticos são irrelevantes para sua condição de arte.

Abstract:

Through the critique of previous theories of art, the article seeks to explain and in-terpret Arthur Danto’s philosophy of art, which searches for a “short” definition of art, with a lead role for the interpretation of the work as a work of art, a theory that only became historically possible after the advent of the ready-made by Marcel Du-champ, a work whose aesthetic aspects are irrelevant to their status as art.

ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/6200

Palavras-Chave: Arte Moderna, História da Arte, Filosofia da Arte, Arthur Danto, Marcel Duchamp

Kalagatos - Philosophical Journal

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Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

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