Adorno: uma crítica aos advogados da indústria cultural

V. 12 N. 24 (2015): Verão de 2015 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: Edimar Brígido; Sales C. De Melo Nogueira

Resumo:

A proposta que norteia esta pesquisa encontra seu fundamento na crítica de Theodor Adorno aos advogados da “Indústria Cultural”. Procuramos investigar em que consiste tal crítica, dando evidência às suas principais características, bem como aos seus reflexos no corpo social, uma vez que, a arte e a cultura, que são manifestações do espírito humano, tornaram-se produtos industrializados e comercializados, perdendo a sua essência. O escopo da arte e da cultura, entendida como a libertação e a emancipação do homem, fora violado, sendo transformado em meras mercadorias descartáveis, com a finalidade de disseminar o pensamento da classe dominante através do seu sistema econômico, acarretando em uma pseudo-individualidade. O homem passou a ser objeto de manipulação da indústria que transforma tudo em mercadoria. Esta maquinaria engloba tudo, e nem mesmo alguns atos de contestação deixam de ser incorporados e diluídos pela Indústria Cultural que rapidamente procura transformá-las em produtos para comercialização, revelando que tudo aquilo que está contra o sistema é absorvido e reinterpretado, tragando a individualidade. Os homens, por sua vez, se não aderirem à forma de pensar imposta pela Indústria, soçobrarão em meio à multidão consumidora. Assim, nossa análise compreende esta Indústria como um braço do sistema capitalista, que através dos meios de comunicação de amplo acesso, exerce grande influência na difusão e disseminação da ideologia desse sistema.

Abstract:

The purpose that guides this research finds its foundation in Theodor Adorno’s criticism to the lawyers of the “Cultural Industry”. This article explores what constitutes such criticism, highlighting its main characteristics, as well as their reflections on the governing body, since the art and the culture, which are human spirits manifestation, became manufactured and marketed products, losing its essence. The scope of art and culture, understood as the liberation and emancipation of the man had been violated, being transformed into mere disposable goods, in order to disseminate the thought of the ruling class through its economic system, resulting in pseudo-individuality. The man became an object of manipulation of the industry, which turns everything into commodity. This machinery includes everything; even some acts of contesting are incorporated and diluted by the Cultural Industry, which quickly seeks to transform them into products for sale, thus revealing that everything that is against the system is absorbed and reinterpreted, swallowing the individuality. On the other hand, the men who are not willing to join this way of thinking imposed by the industry will sink amid the consumer crowd. Thus, our analysis comprehends this industry as an arm of the capitalist system, which exerts great influence on the diffusion an dissemination of the ideology of the system through the means of communication of ample access.

ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/6164

Palavras-Chave: Indústria Cultural. Arte. Cultura. Crítica. Mercadoria. Ideologia.

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