DISCRIMINAÇÃO SOCIAL: UM FENÓMENO QUE ATENTA CONTRA A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA
V. 12 N. 23 (2015): Inverno de 2015 • Kalagatos - Philosophical Journal
Autor: Anselmo Orlando Pinto
Resumo:
A aparição do outro no nosso horizonte abre a porta a diferentes comportamentos e relações. Esta é a razão pela qual o reconhecimento da humanidade não implica necessariamente a simpatia ou a boa vontade porque pode também comportar conflitos e competitividade. Pretendemos reflectir sobre o conceito da dignidade da pessoa humana e o seu significado ético, tendo em conta a questão da discriminação social, com o intuito de perceber como é que este fenómeno constitui grave atentado à dignidade do homem. A categoria moral da dignidade humana se apoia sobre a afirmação pré-moral ou ôntica do valor absoluto do homem.
Abstract:
The apparition of other person in our horizon opens a door to different behaviors and relationships. This is a reason why the humanity recognition doesn’t imply necessarily sympathy or a good will, because it can also mean conflicts and competitivity. We intend to reflect on the concept of human person dignity and his ethical meaning, taking in consideration the question of social discrimination, in order to understand how this phenomenon can be a threat of human dignity. The moral category of human dignity relies on pre-moral or ontical affirmation of man absolute value.
ISSN: 1984-9206
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/6139
Palavras-Chave: Dignidade. Discriminação. Eticidade. Participação. Convivência.
Kalagatos - Philosophical Journal
Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206
A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.
A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.
Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.
O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.
A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.