HERBERT MARCUSE: PROCEDIMENTO DIALÉTICO DA NEGATIVIDADE, EFETIVIDADE HISTÓRICA DA RAZÃO EM ?A NOTE ON DIALECTIC?
V. 11 N. 22 (2014): Verão de 2014 • Kalagatos - Philosophical Journal
Autor: Alberto Dias Gadanha
Resumo:
Marcuse expõe a negatividade como um processo, comoum processo de compreensão, de apreensão de um ‘com-junto’, como uma síntese discursiva. A negatividade éexposta como exigência de um pensar, de uma razão quedialoga (dia-logos), como síntese da palavra em que emissore receptor se complementam, se enriquecem mutuamente.O procedimento dialético da negatividade, superaçãosintética se concretiza historicamente na negaçãodeterminada do estabelecido. A negatividade compreendidasinteticamente recupera a coerência histórica da razão,compreende a história como palco de realização libertadora,responde às necessidades de efetividade histórica. Discursonegativo exposto, primeiro como evidência das contradiçõesa serem superadas, segundo como identidade propositiva,como uma primeira harmonia de coerência e em etapaconclusiva do processo, a negatividade enquanto discursoé exposta como superação sintética, como uma segundaharmonia recuperadora da coerência da razão, já em suaefetividade histórica.
Abstract:
Herbert Marcuse, after quoting the hegelian definitionthat “thinking is, indeed, essentially the negation ofthat which is immediately before us”, asks himself:“What does he mean by negation the central categoryof dialectic?” This article aims to expose the Marcuse’sresults about what is thinking, about what is thenegativity. Negativity as a “process of comprehension”,a process of a discursive dialogue, as it is answered inthe preface “A note on dialectic”. The negativity isunderstood as a result of dialectical process by whichwe could restore the actuality of a first harmony of thereason, its theoretical accomplishment, by a secondharmony of the reason, the reason as the determinatenegation of the established state affairs. The negativitydeveloped as the historical actuality of the reason.
ISSN: 1984-9206
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/6119
Palavras-Chave: Negatividade, negação determinada, identidade propositiva, síntese dialética, razão instrumental
Kalagatos - Philosophical Journal
Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206
A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.
A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.
Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.
O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.
A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.