O PAPEL DAS CRENÇAS COLETIVAS NO CONTEXTO DA EPISTEMOLOGIA SOCIAL
V. 11 N. 22 (2014): Verão de 2014 • Kalagatos - Philosophical Journal
Autor: ALINE ISAIA SPLETTSTÖSSER
Resumo:
O presente trabalho pretende contribuir com a pesquisaepistemológica social ao apresentar fundamentaçõesteóricas basilares da investigação de Gilbert acerca dadefesa da consolidação de crenças coletivas como umcorpo de proposições intencionais que correspondemàs expectativas de um grupo social a fim de reafirmarseus objetivos e decisões relevantes. Sua análise propõeque um grupo organizado é capaz de formar crençascoletivas na medida em que seus membros assumemum compromisso conjunto, enquanto sujeitos plurais,respeitando a condição distributiva e o panorama dascrenças não somativas.
Abstract:
This paper aims to contribute to the collectiveepistemological research to present basic theoreticalfoundations of Gilbert’s study into de defense ofcollective beliefs consolidated as a body of intentionalpropositions that meet the expectations of a socialgroup in order to reaffirm their objectives andsignificant decisions. Her analysis proposes that anorganized group is capable of forming collective beliefsaccording as its members take on a joint commitment,while plural subject, respecting the distributivecondition and the landscape of non-summative beliefs.
ISSN: 1984-9206
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/6120
Palavras-Chave: Epistemologia social, Crenças coletivas., Compromisso conjunto, Condição distributiva, Crenças não somativas
Kalagatos - Philosophical Journal
Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206
A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.
A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.
Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.
O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.
A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.