A CONTRIBUIÇÃO DO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO NA CONCEPÇÃO DA PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA NO BRASIL

V. 11 N. 22 (2014): Verão de 2014 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: Fátima Maria Araújo Bertini

Resumo:

Este artigo analisa de que maneira a concepção materialista-histórico-dialética colaborou para a construção de uma vertente da Psicologia Social no Brasil chamada de Psicologia Sócio-Histórica. Discute como os fundamentos da teoria marxista contribuíram para que a Psicologia Social tradicional, voltada para o experimentalismo, tomasse a direção de uma disciplina que se preocupasse com outras questões, que não fossem a estatística ou classificação do comportamento.

Abstract:

This article looks at how the materialist-historical-dialectical conception contributed to the constructionof a branch of social psychology in Brazil called theSocio-Historical Psychology. Discusses how thefoundations of Marxist theory contributed to thetraditional Social Psychology, focused onexperimentation, take the direction of a discipline thatcared about other issues that were not statistical orbehavioral classification.

ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/6126

Palavras-Chave: Filosofia, Psicologia social, Materialismo histórico-dialético

Kalagatos - Philosophical Journal

"kalagatos"

Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.

A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.

Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.

O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.

A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.