HABERMAS: DA DEFESA CONTRA O CETICISMO MORAL À FUNDAMENTAÇÃO DO PRINCÍPIO ?U?

V. 11 N. 22 (2014): Verão de 2014 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: Francisco Romulo Alves Diniz

Resumo:

Este artigo apresenta o confronto entre a posição do cético, em relação à possibilidade de fundamentação de proposições morais, e a posição de Jürgen Habermas (1929) que sustenta, em relação seu moral point of view, a possibilidade de uma fundamentação de uma ciência da moral, e, de como são apresentadas as condições para erigi-la. Ao final, indica-a como ciência reconstrutiva, nos moldes apresentados pelo filósofo alemão aos muitos aspectos da sua filosofia. Tomamos como referência o livro Consciência moral e agir comunicativo (1983) e outros textos de Habermas e estudiosos do seu pensamento que fazem referência ao tema em questão.

Abstract:

This article presents the confrontation between theskeptic’s position on the possibility of reasons of moralpropositions, and the position of Jürgen Habermas(1929) argues that , for their moral point of view , thepossibility of a foundation of a science moral , and ofthe conditions to erect it are presented. In the end,indicates it as reconstructive science, along the linesprovided by the German philosopher to many aspectsof his philosophy. We take as reference the bookConscientiousness and Communicative Action (1983)and other texts of Habermas and scholars of his thoughtthat reference the topic.

ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/6127

Palavras-Chave: Moral, Ética, Ciência, Fundamentação, Ceticismo

Kalagatos - Philosophical Journal

"kalagatos"

Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.

A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.

Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.

O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.

A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.