O ESPÍRITO LIVRE COMO HIPÓCRITA. O PROBLEMA DO CARÁTER EM NIETZSCHE.

V. 11 N. 22 (2014): Verão de 2014 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: Gustavo Bezerra do Nascimento Costa

Resumo:

O presente artigo trata do problema ético nietzscheano da constituição de um caráter de exceção, particularmente, o de um espírito livre. Abordaremos o problema sob dois aspectos: primeiramente, em um viés negativo, naquilo em que esse caráter se contrapõe àquele que se molda por meio da moralidade do rebanho. Depois, em um viés afirmativo, como criação de si. O fio-condutor para essa dupla abordagem é o desenvolvimento da noção de hipocrisia, como arte do engano e arte do ator, associada aqui a um manuseio artístico de si e tomada como chave de interpretação para tal constituição.

Abstract:

This article deals with Nietzsche’s ethical problem ofthe constitution of an exceptional character, mainly,that of an free-spirit. We discuss the matter under twoaspects: first, under a negative bias, as opposed to thatone whose constitution is molded by the morality ofthe herd. Then, in an affirmative bias, as creation ofself. The leitmotif of this double presentation is thedevelopment of the concept of hypocrisy, as art of deceitand art of the actor, here linked to an artistic handlingof self and took as a key to an interpretation of suchconstitution.

ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/6128

Palavras-Chave: Ética, Criação de si, Espírito livre, Hipocrisia, Dissimulação

Kalagatos - Philosophical Journal

"kalagatos"

Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.

A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.

Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.

O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.

A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.