A REVISÃO DA ONTOLOGIA EM MERLEAU-PONTY: A NECESSIDADE DE UMA FENOMENOLOGIA DA VIDA
V. 11 N. 22 (2014): Verão de 2014 • Kalagatos - Philosophical Journal
Autor: Harley Juliano Mantovani
Resumo:
Neste texto, o nosso objetivo foi analisar e demonstrar a necessidade da revisão ontológica de Merleau-Ponty, que teve o intuito de criticar e de superar a ontologia ocidental do ser que excluiu da sua memória e deixou em silêncio, tal como um resto sem dignidade metafísica, a sua matriz, a vida, o Lebenswelt. Por isto, mostramos como a fenomenologia – como pura audição sem memória – foi apresentada como o caminho de recuperação do solo esquecido pela metafísica que separou o ser e a vida. Dentro da história da filosofia, o Lebenswelt é ainda uma fala nascente e sempre grávida da qual a escuta é descida porque sua voz fala de baixo, é subterrânea. Por isto, concluímos que a fenomenologia deve ser uma ontologia da vida compreendida essencialmente como instituição de si mesma para além de qualquer instituição.
Abstract:
In this paper, our aim was to analyze and demonstratethe need of ontological revision of Merleau-Ponty, whoaimed to criticize and overcome Western ontology ofbeing that excluded from its memory and left in silence,as a remnant undignified metaphysics, his mother, thelife, the Lebenswelt. For this, we show howphenomenology - as pure listening without memory -was presented as the way to recover soil forgotten bymetaphysics that separated the being and life. Withinthe history of philosophy, the Lebenswelt is still a nascenttalks and always pregnant which listening is downbecause his voice speaks low, is underground. Therefore,we conclude that phenomenology must be an ontologyof life which we understand as institution of itself besidesevery institution.
ISSN: 1984-9206
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/6130
Palavras-Chave: Merleau-Ponty, Ontologia, Lebenswelt, Instituição, Aisthesis
Kalagatos - Philosophical Journal
Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206
A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.
A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.
Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.
O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.
A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.