PSICOLOGIA EMPÍRICA E PSICOLOGIA DESCRITIVA: O ESTATUTO ONTOLÓGICO DO OBJETO INTENCIONAL EM BRENTANO
V. 11 N. 21 (2014): Inverno de 2014 • Kalagatos - Philosophical Journal
Autor: BRENO RICARDO GUIMARÃES SANTOS; LAURO DE MATOS NUNES FILHO
Resumo:
O propósito deste artigo é conceber o conceito de objeto intencional de Brentano como um elemento crítico na formulação da teoria da intencionalidade. A análise se debruçará sobre a passagem de uma abordagem epistemológica do objeto intencional na Psicologia de um Ponto de Vista Empírico para uma abordagem ontológica na Psicologia Descritiva. Neste sentido, faremos neste artigo uma leitura que toma inicialmente o objeto intencional em um sentido epistemológico insuficientemente definido por Brentano, para, então, só mais tarde conceber o objeto intencional em uma determinação ontológica mais precisa (nichts Reales).
Abstract:
The aim of this paper is to think of Brentano’s conceptof intentional object as a critical element in theformulation of the theory of intentionality. The analysiswill look at the transition from an epistemologicalapproach of the intentional object in Psychology from anEmpirical Standpoint to an ontological approach inDescriptive Psychology. Thus, we will work with aninterpretation that initially takes the intentional objectin an insufficiently defined epistemological sense, andafter that we will understand the intentional object in amore accurate ontological determination. (nichts Reales).
ISSN: 1984-9206
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/6098
Palavras-Chave: Psicologia, Objeto intencional, Epistemológico, Ontológico, Intencionalidade
Kalagatos - Philosophical Journal
Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206
A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.
A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.
Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.
O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.
A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.