A INFLUÊNCIA PLATÔNICA NA ESPIRITUALIDADE NO TRABALHO PROPOSTA POR SIMONE WEIL
V. 11 N. 21 (2014): Inverno de 2014 • Kalagatos - Philosophical Journal
Autor: DÉBORA MARIZ
Resumo:
Simone Weil compreende o trabalho como a única conquista espiritual não contemplada pelos gregos, apesar disso, a filósofa francesa encontrou na própria tradição grega, como na noção de limite e ilimitado, presente no pensamento platônico, importantes elementos para propor um paradigma de trabalho que resgate a noção de bem e de mundo como ordem. Este artigo analisa em que consiste a proposta weiliana de ressignificação do trabalho e em que medida ela foi influenciada pelo pensamento platônico.
Abstract:
Simone Weil understands work as then only spiritual conquest not contemplated by the Greeks, despite this,the French philosopher has found itself in the Greektradition, as the notion of limit and unlimited, presentin Platonic thought, important elements to propose aparadigm of rescue work the notion of the world aswell and order. This article examines what is theSimone Weil’s proposal for redefinition of work and towhat extent it was influenced by Platonic thought.
ISSN: 1984-9206
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/6102
Palavras-Chave: Simone Weil, Platão, Trabalho, Espiritualidade
Kalagatos - Philosophical Journal
Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206
A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.
A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.
Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.
O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.
A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.