O PROJETO DEMOCRÁTICO DE SOCIEDADE E OS DIREITOS HUMANOS

V. 11 N. 21 (2014): Inverno de 2014 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: LUÍS ALEXANDRE DIAS DO CARMO

Resumo:

Este texto irá tratar sobre o projeto democrático da vida política e a questão dos direitos humanos: em que sentido os direitos humanos emerge como questão fundamental? Então, nessa perspectiva, iremos analisar os sentidos de democracia e sua relação com os direitos humanos, como vem sendo desenvolvida no contexto do pensamento contemporâneo, em especial, a proposta da teoria pragmática do discurso de J. Habermas, proveniente de uma reformulação da tradição da filosofia transcendental. Para isso, tomamos como marco referencial de nossa problematização algumas reflexões do realismo político.

Abstract:

This paper aims to present the democratic project ofpolitical life and the human rights issue. This articlealso intends to show the meaning of democracy andits relation to human rights. We will analyze somereflections of political realism and the pragmatic theoryof discourse (Habermas).

ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/6111

Palavras-Chave: Democracia, Direitos humanos, Política, Realismo Político

Kalagatos - Philosophical Journal

"kalagatos"

Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.

A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.

Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.

O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.

A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.