CRÍTICA PRODUTIVA E O AJUIZAMENTO ESTÉTICO NA ARTE
V. 11 N. 21 (2014): Inverno de 2014 • Kalagatos - Philosophical Journal
Autor: RÍZZIA SOARES ROCHA
Resumo:
Partindo dos problemas que a produção artística contemporânea suscita ao conceito de arte, o objetivo desse trabalho é discutir um modo crítico de compreender a obra de arte propondo-lhe uma recepção produtiva. Adotando o conceito benjaminiano de crítica como base teórica e, ainda, as reflexões de Arthur Danto sobre as mudanças promovidas pela arte contemporânea, procuramos pensar a crítica como movimento que perfaz a obra de arte.
Abstract:
Beginning with the difficulties brought about by thecomtemporary artistic production on the arts, theobjectiv of this work is to discuss the critical ways tocomprehend the work of art, presenting a productivereception. Adopting a Benjaminian critical concept, asa theoretic basis, and Arhur Danto’s reflections aboutchanges promoted by the contemporary arts, we seekto think that critique is a movement that concludes theart work.
ISSN: 1984-9206
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/6113
Palavras-Chave: Crítica, Arte, Estética, Reflexão
Kalagatos - Philosophical Journal
Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206
A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.
A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.
Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.
O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.
A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.