AMARTYA SEN E A PERSPECTIVA SOCIOECOLÓGICA DA SUSTENTABILIDADE E DO DESENVOLVIMENTO HUMANO

V. 10 N. 20 (2013): Verão de 2013 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: JOSÉ LUIS SEPÚLVEDA FÉRRIZ

Resumo:

O presente artigo debate a noção de sustentabilidade à luz da discussão conduzida por Amartya Sen sobre desenvolvimento humano e qualidade de vida, buscando redimensionar o papel e o valor do humano em meio aos desafios do desenvolvimento. O texto tenta refletir sobre a contribuição para uma socioecologia nas obras de Sen, e do sentido intelectual presumido de ser um antídoto às abordagens economicistas que codificaram a natureza como “reino das mercadorias” ao mesmo tempo em que cercaram o componente humano de profunda aridez de significado e valor explicativo.

Abstract:

This article discusses the notion of sustentability basedon AmarthyaSen’s discussion about human developmentand quality of life, seeking to reorganize the role andthe value of the human being among the challenges ofdevelopment. The text tries to reflect about thecontribution for a sociecology in Sen’s works, and ofthe presumed intelectual sense of being an antidote tothe economic approaches that codified nature as “thekingdom of goods” and at the same time surroundedthe human component with a profound lack of meaningand explicative value.

ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/6081

Palavras-Chave: Sustentabilidade, Desenvolvimento, Socioecologia, Ética, Qualidade de vida

Kalagatos - Philosophical Journal

"kalagatos"

Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.

A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.

Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.

O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.

A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.