CRÍTICA DE KARL POPPER AO PROBLEMA DA INDUÇÃO E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA O PRINCÍPIO DE VERIFICABILIDADE
V. 10 N. 20 (2013): Verão de 2013 • Kalagatos - Philosophical Journal
Autor: MATEUS ROMANINI
Resumo:
Este artigo visa apresentar e analisar a crítica de Karl Popper a lógica indutiva e, por meio dela, ao princípio de verificação defendido pelos positivistas lógicos. Os positivistas lógicos, ao formular um critério de significação visaram, além de distinguir o discurso científico do metafísico, abolir a metafísica. Popper critica essa posição alegando que o princípio de verificação é similar ao princípio de indução, princípio este que, segundo o autor culmina em problemas insanáveis.
Abstract:
This article aims to present and analyze the criticismof Karl Popper to inductive logic and, through it, theprinciple of verification advocated by logical positivists.The logical positivists, to formulate a criterion ofmeaning were intended, in addition to distinguish thescientific discourse of metaphysics, abolishmetaphysics. Popper criticizes this position arguing thatthe principle of verification is similar to the principleof induction, a principle that, for the author, culminatesin unsolvable problems.
ISSN: 1984-9206
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/6088
Palavras-Chave: Karl Popper, Problema da Indução, Positivismo Lógico, Verificacionismo, Problema da Demarcação
Kalagatos - Philosophical Journal
Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206
A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.
A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.
Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.
O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.
A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.