DO CONFRONTO ENTRE O GEIST E O ALTER EGO EM RICOEUR

V. 10 N. 20 (2013): Verão de 2013 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: PAULO GILBERTO GUBERT

Resumo:

O problema da consciência é fundamental para estabelecer um embate fenomenológico entre Hegel e Husserl. Por meio deste confronto é que Ricoeur investiga acerca da possibilidade aventada por Husserl de substituir o conceito hegeliano de espírito (Geist) por um conceito de intersubjetividade (alter ego). Isto implica na defesa de uma modalidade de consciência que não recorre a nenhuma entidade superior, ou a um espírito absoluto, mas na redução das entidades coletivas e absolutas a uma rede de interações.

Abstract:

The problem of conscientious is fundamental for toestablish a phenomenological clash between Hegel andHusserl. Through this confront, Ricoeur investigatesabout of the possibility proposed by Husserl of tosubstitute the Hegelian concept of spirit (Geist) per aconcept of intersubjectivity (alter ego). This implies inthe defense of a modality of conscientious that do notresorts to any superior entity, or to an absolute spirit,but in the reduction of the collective and absoluteentities to a network of interactions.

ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/6089

Palavras-Chave: Fenomenologia, Consciência, Intersubjetividade, Geist, Alter ego

Kalagatos - Philosophical Journal

"kalagatos"

Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.

A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.

Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.

O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.

A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.