CONTRIBUIÇÕES FILOSÓFICAS DE HANNAH ARENDT PARA A HISTORIOGRAFIA CONTEMPORÂNEA

V. 10 N. 19 (2013): Inverno de 2013 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: ÁLVARO REGIANI

Resumo:

A história para Hannah Arendt era uma “categoria da existência humana”, um juízo sobre as ações e os atos entre os homens, era a narrativa sobre o memorável que indicava a pluralidade humana e a individualização dos seres humanos nas arenas públicas. E servia para “aprender a lidar com o que irrevogavelmente passou e reconciliar-se com o que inevitavelmente existe”, nesta perspectiva a autora, ansiava compreender os fenômenos humanos através de um modelo antinômico as meta-narrativas do século XIX. Para assim, garantir, através da contingência, um procedimento que assegurasse a liberdade, bem como construir uma teoria da história que abarcasse sua categoria filosófica de ação.

Abstract:

The history for Hannah Arendt was a “category ofhuman existence” a judgment on the actions and deedsof men. Was the narrative about memorable indicateda human plurality and individualization of humanbeings in public arenas. And served to “learn to dealwith what has irrevocably and reconcile with whatinevitably exist,” this perspective the author, longedto understand human phenomena through a modelantinomian meta-narratives of the nineteenth century.For thus ensuring through contingency, a procedurethat ensures freedom and construct a theory of historythat would encompass a philosophical category ofaction.

ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/6047

Palavras-Chave: História. Meta-narrativas. Antinomia. Teoria. Filosofiapolítica.

Kalagatos - Philosophical Journal

"kalagatos"

Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.

A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.

Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.

O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.

A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.